Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará divulga selecionados

17 de novembro de 2014 - 10:50

A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará divulgou os artistas e projetos selecionados para participar da primeira edição do projeto, que promoverá a circulação de espetáculos por cidades de todas as regiões do Ceará, divulgou os projetos selecionados pela Comissão de Curadoria. No total, foram 120 inscrições e 14 espetáculos selecionados, contemplando os segmentos de música, teatro, dança e circo, que circularão pelo interior do Estado do Ceará, promovendo apresentações e oficinas para a comunidade. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).

Foram selecionados os espetáculos de teatro Navalha na Carne, do Grupo Imagens; Pavilhão em Festa, da Organização Artística Pavilhão da Magnólia; BR Trans, de Silvero Pereira do Nascimento; Além dos Cravos, do Em Foco Grupo de Teatro; Criaturas de Papel, de Bricoleiros Produções Artísticas; e Avental Todo Sujo de Ovo, do Grupo Ninho de Teatro. O espetáculo circense Palafita, da Artelaria Produção, também foi selecionado.

Na área de dança, foram contemplados os projetos Compilation, da Cia Vatá, e Associação dos Bailarinos e Coreógrafos do Estado do Ceará – Repertório, de Silvia Moura. No segmento da música, foram agraciados os projetos Canto de Feira, de Maria Amélia da Silva Coelho; Ouvi Dizer que Lá Faz Sol, de Lorena Oliveira Nunes; Marimbanda: Tudo Vem, da Associação Amigos do Piano do Ceará; Murmurando – Aquarela Cearense, de Lilian Jessica Barreto; e O Alumioso, uma Rabeca para Ariano, da Associação AVBEM.

A Comissão de Curadoria foi composta pelo circense e proprietário do Mirtes Circo, Círio Brasil, pelo ator e diretor de teatro Raimundo Moreira, pelo o bailarino e coreógrafo Gerson Moreno, pelo critico musical e jornalista Luciano Almeida e pelo produtor e articulador cultural Leandro Guimarães.

A produção da Plataforma entrará em contato com os grupos selecionados para dar as devidas orientações e montar o cronograma de apresentações e ações formativas pelo Estado. Cada grupo receberá R$ 54 mil para produzir nove (9) apresentações pelo Ceará, sendo três (3) em Fortaleza. Ao todo, serão até 144 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios.

As apresentações acontecerão entre dezembro de 2014 e março de 2015, quando também serão realizadas, em cada município por onde os artistas e grupos passarem, as ações formativas relacionadas aos seus trabalhos, dando oportunidade aos artistas de cada localidade experimentarem novas perspectivas culturais.

Sobre a Plataforma

O projeto Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará promoverá a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).

Iniciativa de democratização da arte, a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas tem como objetivo gerar oportunidades para os artistas, impulsionar a economia criativa, formar novos públicos e revelar um Ceará artisticamente plural e multifacetado.

 

O objetivo é estimular cada vez mais o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões e linguagens, fazer a produção musical e cênica das diferentes regiões do Ceará ecoar por todo o Estado, mobilizar as cadeias produtivas, agenciar novos fluxos, debater essa produção e convocar sentidos a ela, descobrir, transitar”, destaca o secretário adjunto da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Victor Feitosa.

 

Trata-se também de uma importante conquista para o Estado quanto à ampliação da captação de recursos. A parceria com a Petrobras contribuiu muito para viabilizar as apresentações do projeto Plataforma, em uma iniciativa de fomento à circulação. Importante tanto para o público dos municípios que serão contemplados, quanto para os artistas e grupos que terão a oportunidade de se apresentar para novas plateias”, acrescenta Paulo Victor.

 

Mais informações: http://plataformadecirculacao.com

www.secult.ce.gov.br

 

Mais informações para a imprensa com a assessora Helena Félix (85) 9993.4920/ pontualcomunicacao@gmail.com.