Tiê faz show de abertura da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas

7 de novembro de 2014 - 08:39

 

 

Na próxima quinta-feira (13/11), a cantora paulista Tiê se apresenta em Fortaleza, marcando a abertura da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, quando serão anunciados os grupos selecionados para participar da primeira edição do projeto. O show acontece nos jardins do Theatro José de Alencar (TJA), a partir das 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na sede da Plataforma, no TJA. Será disponibilizado um ingresso por pessoa, por ordem de chegada, até atingir a capacidade máxima do espaço, que é de 800 pessoas.


Tiê apresenta o show Esmeraldas, que leva o mesmo nome do seu terceiro álbum, lançando esse ano. Conhecida como uma das principais cantoras da nova MPB, ela mantém neste novo álbum sua identidade musical, com a característica leveza e tranquilidade na voz, mas apresenta letras mais maduras, além de trazer outras influências musicais, com melodias mais pesadas, misturando o folk e o rock and roll de bandas como, por exemplo, Black Keys.

 

As novas influência decorrem das participações especiais no disco, que traz composições de Tim Bernardes (O Terno) e David Byrne (Talking Heads), que contribuíram na mesma música, Taci Barros e Irina Bertolucci (Garotas Suecas), Mauro Refosco, percussionista do Red Hot Chilli Peppers e do Atoms for Peace (projeto do Thom Yorke, vocalista do Radiohead), Guilherme Arantes tocando piano em uma das faixas entre outras participações. O álbum foi produzido por Adriano Cintra (ex-CSS) e Jesse Harris, produtor dos álbuns de Norah Jones.

 



Sobre a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no CearáO projeto irá promover a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult). Podem participar pessoas jurídicas de natureza cultural, incluindo associações representativas e cooperativas artísticas.

 

Serão selecionados até 16 artistas ou grupos dos segmentos de artes cênicas e música, que irão promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. A Comissão de Análise e Avaliação será composta por um profissional de música e outro de artes cênicas, convidados pela Secult, além de um representante do Theatro José de Alencar. Ao todo, serão até 144 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios.

 

As apresentações acontecerão entre dezembro de 2014 e março de 2015, quando também serão realizadas, em cada município por onde os artistas e grupos passarem, as ações formativas relacionadas aos seus trabalhos, dando oportunidade aos artistas de cada localidade experimentarem novas perspectivas culturais.

 

Iniciativa de democratização da arte, a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas tem como objetivo gerar oportunidades para os artistas, impulsionar a economia criativa, formar novos públicos e revelar um Ceará artisticamente plural e multifacetado.

 

“O objetivo é estimular cada vez mais o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões e linguagens, fazer a produção musical e cênica das diferentes regiões do Ceará ecoar por todo o Estado, mobilizar as cadeias produtivas, agenciar novos fluxos, debater essa produção e convocar sentidos a ela, descobrir, transitar”, destaca o secretário adjunto da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Victor Feitosa.

 

“Trata-se também de uma importante conquista para o Estado quanto à ampliação da captação de recursos. A parceria com a Petrobras contribuiu muito para viabilizar as apresentações do projeto Plataforma, em uma iniciativa de fomento à circulação. Importante tanto para o público dos municípios que serão contemplados, quanto para os artistas e grupos que terão a oportunidade de se apresentar para novas plateias”, acrescenta Paulo Victor.

 



SERVIÇOS

Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas – Edição 2014

Inscrições: Até 10/11/14

Locais: Até 07/11 – Administração do Theatro José de Alencar (Rua 24 de maio, 600, Centro – Fortaleza). No dia 10/11Girândola Comunicação e Arte (Rua Barão do Rio Branco, 1071, 4o andar, sala 404).

Dias/Horário: De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

Mais informações: http://plataformadecirculacao.com

 

Show de abertura – Tiê

Data: Quinta-feira, 13/11

Local: Jardins do Theatro José de Alencar (Rua 24 de maio, 600, Centro – Fortaleza)

Horário: 20h

Grátis

Retirada dos ingressos: Sede da Plataforma no TJA (Rua 24 de maio, 600, Centro – Fortaleza)

Mais informações: (85) 3101.6767

www.secult.ce.gov.br

http://plataformadecirculacao.com


Mais informações para a imprensa com a assessora Helena Félix (85) 9993.4920/ pontualcomunicacao@gmail.com.