Fortaleza sedia o III Festival Internacional de Folclore do Ceará

6 de novembro de 2014 - 17:24

De 20 a 23 de novembro, o Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com a promoção da Encena Produções, recebe em Fortaleza 18 grupos de tradições e cultura popular representantes das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste do Brasil, a Colômbia e Bolívia para a terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará, que já é um dos maiores do Norte-Nordeste, abrindo a programação no dia 20 com a realização de um seminário e apresentação artística em comemoração ao dia da Consciência Negra.

O seminário Patrimônio Terra da Luz: Diálogo com os povos africanos e suas vivências e das lideranças e grupos culturais no auditório do Centro Dragão do Mar de 09h ás 12h e 14h ás 17h.

Dia 22 de novembro o festival oferece oficinas e vivência no Instituto Federal do Ceará – IFCE com a Corporación Dancística Matices da Colômbia e o com o grupo Flor Ribeirinha de Mato Grosso aberto para grupos de danças, bailarinos, pesquisa e intercâmbio.

A programação acontece de forma itinerante em 10 bairros da cidade tendo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como palco principal, porém outros espaços e equipamentos culturais receberão também essa Mostra Artística, como: Mercado dos Pinhões, Cagece, Centro Cultural Bom Jardim, Teatro Carlos Câmara, Colégio Agnus, North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Cuca Mondubim, Asilo Casa de Nazaré e o projeto social CECELQ-FAM.  Além de apresentações, o festival propicia aos artistas do Ceará oficinas e vivências, aula espetáculo e encontros de formação.

O Festival busca contribuir para o intercâmbio e disseminação dos saberes e fazeres culturais entre os povos fortalecendo a cultura popular, simbolizada pela integração e qualidade artística dos grupos presentes ao evento. Trata-se de um evento que trabalha formação, capacitação e entretenimento com oficinas, vivência, seminário, intercâmbio, aula-show e apresentações de Danças Populares envolvendo Grupos Folclóricos de Projeção Nacionais e Internacionais.

Um dos destaques é o grupo colombiano Corporación Dancística Matices – (Medellin), além das atrações já confirmadas de Pernambuco, Pará e Mato Grosso e Rio Grande do Sul e 12 grupos cearenses sendo 10 de Fortaleza e dois do interior do Ceará, Senador Pompeu e Umari.

Sobre o projeto

O Festival Internacional de Folclore do Ceará já recebeu mais 1.400 artistas e 44 grupos de projeção até sua 2ª edição, recebendo inclusive o reconhecimento como um dos maiores encontros das tradições folclóricas do País.  Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Em 2013 ampliou a programação, passou pelo crivo de folcloristas, pesquisadores, jornalistas e críticos, fixou-se no calendário oficial e torna o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira que vem sendo procurado pelos grupos internacionais e nacionais.

A organização do Festival Internacional de Folclore do Ceará, em sua 3ª edição, homenageia: Lourdes Macena (professora, folclorista e pesquisadora da cultura popular); Lyrysse Porto (pioneira e incentivadora dos grupos de danças de idosos, ex-diretora do Teatro São José e do Museu do Maracatu Cearense) e Francisco Silva de Freitas (in memorian) (professor, folclorista e pesquisador da cultura popular), além do Grupo Parafolclórico Terra da Luz.

Sobre as atrações

Na abertura teremos um espetáculo CeArial com o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão de Senador Pompeu do Ceará. Em homenagem a Ariano Suassuna o grupo apresenta o caldeirão de cultura popular brasileira sobre Movimento Armorial fazendo a ligação de ritmos como o maracatu rural de Pernambuco e o Maracatu do Ceará, xote, xaxado, forró coco e baião fazendo uma dobradinha cultural. Ce Arial os encantos do Movimento Armorial invadem os terreiros cearenses.

A Coorporación Dancística Matices de Medellín da Colômbia é um dos destaques internacionais. O trabalho se caracteriza pela criação de montagens coreográficas onde a tradição é representada pela cultura e costumes de várias regiões do país. Desta forma, dá ao espectador uma mostra de folia das próprias danças costas, as idiossincrasias das danças do interior com sua espontaneidade e sentimento, a elegância da dança de salão e o footwork desafiador das planícies oriental. Tudo isto acompanhada de uma proposta cênica onde dança mesclada de forma sutil folk com elementos técnicos da dança clássica, recria um novo estilo, onde predomina a elegância e versatilidade.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é um musical e de dança de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. É um dos maiores divulgadores da dança xaxado e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos – exatamente da cidade que nasceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião – que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates. O espetáculo conduz o espectador a um mergulho no mundo místico do sertão.

Os grupos convidados apresentam uma diversidade de ritmos e danças: maracatu, ciranda, lundu, siriri, carimbó, boi, curussê, coco, dança do congo, baião, xote, xaxado, caninha verde, cumbia, pasillo, vueltas antioqueñas, merengue campesino, fandango, abozao, jaleo sanjuanero, bambuco, porro chocoano e danças espanhola.

Grupos confirmados

Nordeste: Xaxado Cabras de Lampião – PE

Norte: Grupo Muiraquitã – PA

Centro Oeste: Flor Ribeirinha – MT

Internacionais: Corporación Dancística Matices – Antioquia – Medellin –Colômbia.

Compañia de Danza Tentayape – Tentayape – Bolívia.

Regionais CE: Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão – Senador Pompeu, Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Grupo Miraira, Grupo Maria Bonita – Umari, Grupo de Dança Tablado, Grupo Tradições Cearenses, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Txai Cia de Danças Populares, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Nação Iracema, Oré Anacã e Quadrilha Paixão Nordestina.

Um convite ao público

Convida – se o espectador a acompanhar as folias, folguedos e tradições dos grupos de danças de projeção folclórica, a dialogar com os artistas e se identificarem com ritmos, lendas, cores e sotaques.

O público poderá participar do festival de duas maneiras, com a presença nas programações paralelas e palco principal estando presente ou acessando o site: www.festivaldefolcloredoceara.com.br  através da transmissão ao vivo das apresentações do palco principal.

Parceiros do Festival

Nesta edição, o festival tem como Apoiadores Institucionais: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Secretaria das Cidades, Secultfor, Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará, Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha, temos como Parceiros: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Cuca Mondubim, Teatro Carlos Câmara, Cagece, 23ºBC. O Apoio/Patrocínio vem: North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Santa Clara, Ernanitur, Rede Agnus, Apoena Ecopark, Sistema Verdes Mares. Agradecimento: Oi.

 

Serviço:

III Festival Internacional do Folclore do Ceará

De 20 a 23 de novembro de 2014

Informações: (85) 3023.3064

www.festivaldefolcloredoceara.com.br