Fortaleza recebe Festival Popular de Teatro de Fortaleza, com apoio da Secult

4 de novembro de 2014 - 08:50

Novembro será o mês do teatro em Fortaleza. Dos ambientes mais tradicionais, como os palcos de teatro, aos lugares de intenso fluxo, como as praças e terminais de ônibus, diversos espaços da cidade receberão manifestações teatrais, durante quase todo o mês, integrantes da programação de dois festivais: o V Festival Popular de Teatro de Fortaleza, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e o X Festival de Teatro de Fortaleza, pintando na cidade um cenário de ampla difusão artística.

Com 20 anos de tradição no contexto cênico da Capital, o X Festival de Teatro de Fortaleza, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), traz reflexões importantes sobre o fazer teatral na cidade. Já o V Festival Popular de Teatro de Fortaleza, que tem apoio da Secultfor, persegue o objetivo de levar a arte para onde o povo está.

A abertura oficial dos dois eventos será no dia 10 de novembro, às 18h, na Praça do Ferreira, com show do músico pernambucano Siba. Com traços de influência do maracatu e das cirandas pernambucanas, permeados pelo diálogo entre tradicional e contemporâneo, a cultura popular e a música pop, o artista apresenta as composições de Avante, álbum lançado em 2012.

Além dos espetáculos teatrais, ações de fortalecimento nas sedes de grupos de teatro, seminários, oficinas, shows e uma exposição integram o pacote de eventos culturais que deve movimentar a cidade durante este período.

V Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Com o tema “Entre atos e abraços”, a 5ª edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, reunindo espetáculos de 19 grupos cearenses e dos estados de Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e São Paulo. As apresentações são gratuitas e serão distribuídas nos espaços do Centro da cidade, terminais de ônibus, nas praças de várias comunidades e no Espaço Popular de Artes, no bairro Dias Macedo.

Além dos espetáculos de teatro, o Festival promove workshops e oficinas voltadas para a comunidade e para o aperfeiçoamento da classe artística.

A temática deste ano propõe envolver a cidade com a magia do teatro, ao mesmo tempo em que o festival é acolhido por ela. O Festival Popular de Teatro de Fortaleza tem o objetivo de popularizar a arte de encenar, levando as apresentações para espaços públicos, aproximando cada vez mais o teatro da realidade da cidade.

“Levar o teatro para locais diversos na cidade é também uma forma de estimular as pessoas a vivenciarem Fortaleza, e esse processo carrega muito mais afeto e envolvimento com os espaços se for feito por meio de manifestações culturais”, destaca o coordenador geral do festival, Raimundo Moreira.

O V Festival Popular de Teatro tem apoio cultural da Coelce, via Lei do Mecenato Estadual, e é promovido e produzido pela Cia. Prisma de Artes. O evento foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e é apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Teatro Carlos Câmara.

Mais informações: www.festivalpopulardeteatro.com

X Festival de Teatro de Fortaleza

Comemorando uma década de realização, a 10ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza acontece do dia 10 ao dia 29 de novembro, com a mostra de espetáculos teatrais, simpósio, ações de fortalecimento das sedes de cinco grupos de teatro, oficinas, shows e a exposição Teatro e Memória.

Foram selecionados 15 grupos que deverão se apresentar em 11 teatros da Capital. Guiada pela temática “Teatro e Memória”, a 10ª edição do festival busca discutir a importância do evento para a cidade, debatendo e encenando o fazer teatral que permeou as nove edições anteriores. Entre os convidados para a mostra de espetáculos está o Grupo Galpão, de Minas Gerais, que trará a apresentação inédita “Till, a saga de um herói torto”.

O objetivo do Festival de Teatro de Fortaleza é valorizar a diversidade teatral local, descentralizando os espaços de difusão e contribuindo com a formação de artistas e do público em geral.  “O Festival de Teatro, na sua edição 2014, tem como objetivo recuperar a memória das edições anteriores e conectá-la à cena teatral da cidade em seus mais diversos aspectos, incluindo aqui os processos de formação, de difusão e fomento durante o período que vai da sua primeira edição até as edições dos últimos anos. Dessa forma, espera-se consolidá-lo no calendário cultural da cidade e, mais ainda, promover uma relação direta com a cena atual e os movimentos de teatro em Fortaleza”, destaca o coordenador de Ação e Criação da Secultfor, Lenildo Gomes.

O X Festival de Teatro de Fortaleza é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com produção da Cia. Prisma de Artes e co-produção do grupo Pavilhão da Magnólia.

Mais informações: www.festivalteatrofortaleza.com.br

Sobre a Cia. Prisma de Artes

A Cia. Prisma de Artes foi fundada em 1985, trazendo na bagagem um imenso trabalho junto à periferia da cidade. A Companhia deu origem a outras iniciativas culturais na comunidade, como blocos de pré-carnaval, festas juninas e de reisado.

O grupo surgiu a partir de jovens que trabalhavam em movimentos culturais na Igreja Católica e que mais tarde passou a ampliar a sua área de atuação. Em sua trajetória de metáforas e linguagens simbólicas, participou de eventos culturais levando apresentações artísticas a vários bairros de Fortaleza, cidades do Ceará e empresas estatais.

Inserindo-se na vida cultural da cidade, a Companhia encontrou muitos parceiros, levando o Festival Popular de Teatro de Fortaleza a conquistar o reconhecimento do público e do meio artístico. Em 2010, ano da primeira edição do Festival, a Cia. recebeu o Prêmio Carlos Câmara de destaques do ano.