5/11, Dia Nacional da Cultura: programação no TJA, Museu do Ceará, Sobrado José Lourenço e Teatro Carlos Câmara

3 de novembro de 2014 - 18:27

O Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, será marcado por uma programação diversificada que acontece em diversos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Para quem pretende fazer um programa diferenciado nesta quarta-feira, duas grandes exposições que retratam a identidade e a história cearense estão em cartaz no Museu do Ceará e no Sobrado Dr. José Lourenço. Outra opção é o espetáculo de dança “Negrume” (foto), da Cia Balé Baião de Dança Contemporânea de Itapipoca, que se apresenta no Teatro Carlos Câmara. Sempre com entrada franca. Já no Theatro José de Alencar acontecem as visitas guiadas, com a oportunidade de conhecer a história e os múltiplos significados do teatro-monumento, com ingressos populares (R$ 4,00  e R$ 2,00).

A exposição “50 Xilos de João Pedro de Juazeiro” traz as obras em xilogravura desse gravador que é um grande representante da cultura cearense. Traçando uma retrospectiva da carreira de João Pedro, a exposição comemora também os 50 anos de vida do artista. Organizada por Maira Sales, com textos e coordenação do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, a mostra fica em cartaz até 29 de novembro no Sobrado Dr. José Lourenço, oferecendo a oportunidade de um mergulho na cultura tradicional popular, na história e nos costumes do Ceará, em toda a diversidade das gravuras em madeira. A exposição inclui ainda ferramentas e utensílios utilizados pelo artista para a criação e a reprodução das gravuras.

Já a exposição “O Início do Ceará – Cenas do Imaginário” traz ao Museu do Ceará as pinturas e gravuras do historiador e professor Ernane Pereira. As obras resgatam a memória e identidade do povo cearense. Além dessa exposição itinerante que ficará em cartaz até o final deste mês, o público pode conferir também a exposição permanente do museu, com um acervo de grande valor histórico e que garante ao visitante uma viagem pela história do Ceará, com suas múltiplas leituras, importantes para conhecer melhor o passado e compreender mais o presente. Assim como toda a programação do Museu do Ceará, ambas as exposições têm entrada franca.

Já no Teatro Carlos Câmara será apresentado nesta quarta-feira o espetáculo “Negrume”, que se propõe poetizar as aspirações contemporâneas afrodescendentes, homenageando ainda o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Unificando técnicas de dança afro contemporânea, contato-improvisação e teatro físico, “Negrume” é dirigido por Gerson Moreno.

A apresentação faz parte do projeto “Centro em Cartaz”, que vem movimentando o Teatro Carlos Câmara, localizado no Centro de Fortaleza, com uma programação permanente. De terça a domingo, atrações de diversas linguagens artísticas como música, teatro e dança, passam pelo palco do teatro, sempre com entrada franca.

O Theatro José de Alencar também é destaque na programação deste Dia Nacional da Cultura, com as tradicionais visitas guiadas ao grande espaço da cultura e da arte no Ceará. As visitas, feitas sob a coordenação de guias especializados, que vivenciam dia a dia a história e o presente do Theatro, têm ingressos populares (R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 meia) e acontecem nesta quarta em nada menos que oito horários: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h.

São chances de conhecer mais sobre o teatro-monumento, nacionalmente reconhecido, inaugurado em 1910 e que se compõe de uma série de equipamentos culturais: da sala principal ao foyer, do hall do teatro aos jardins de Burle Marx, da Sala Mestre Boca Rica ao Teatro Morro do Ouro. Tendo recentemente finalizado a primeira etapa de obras de conservação e recuperação, o Theatro se mostra ainda mais exuberante aos visitantes.

Serviço:

5 de novembro – Dia Nacional da Cultura

Programação nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

– Teatro Carlos Câmara. O teatro recebe o espetáculo de dança “Negrume”, do grupo Balé Baião de Dança Contemporânea, de Itapipoca (CE). Será às 18h30. Entrada franca. Endereço: Rua Senador Pompeu, 454 – Centro.

– Sobrado Dr. José Lourenço. No espaço, a exposição “50 Xilos de João Pedro de Juazeiro” fica em cartaz até 29 de novembro. Data e horário: de terça a sexta, de 9h às 18h e, no sábado, de 9h às 17h. Entrada franca.  Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro.

– Museu do Ceará. Exposição “O Início do Ceará – Cenas do Imaginário”. Pinturas e gravuras do historiador e professor Ernane Pereira resgatam a memória e identidade do povo cearense. Além dessa exposição itinerante, há a mostra permanente do Museu. Entrada franca. Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro.

– Theatro José de Alencar. Visita Guiada nos seguintes horários: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h. Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro.

Assessoria de Comunicação – Secult

8699-6524 / 3101-6761 (Dalwton Moura, Raimundo Madeira e Lucas Benedecti)