XI Festival Música na Ibiapaba acontecerá de 15 a 22 de novembro, em Viçosa do Ceará e em outros nove municípios

30 de outubro de 2014 - 15:24

 

A música vai reinar mais uma vez na histórica e tradicional cidade de Viçosa do Ceará. A décima primeira edição do Festival Música na Ibiapaba acontecerá entre os dias 15 e 22 de novembro, ampliando o evento para um total de 10 municípios. O festival está com inscrições abertas para professores de música que desejem ministrar aulas durante o evento, nos vários municípios envolvidos. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com, até 31 de outubro, para professores, e até 7 de novembro, para estudantes.

Com uma programação diversa e gratuita de shows, oficinas e cursos de teoria e de prática musical, o festival, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e produzido neste ano pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), mantém sua característica de um evento de formação musical, oferecendo aos participantes a oportunidade de convivência com instrumentistas, intérpretes, pesquisadores e professores, cearenses e de outros estados.

Para ampliar a circulação e a democratização do acesso à cultura, neste ano o festival traz novidades. A primeira delas é o seu maior alcance: nove cidades da região de Ibiapaba (Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara), além de Sobral, sediarão um total de 40 oficinas de música. A chamada pública para inscrição de professores que desejam ministrar os cursos ofertados e uma oficina de formação para arte-educadores de escolas públicas – que passará por Fortaleza -, estão entre outras novidades do evento.

A Comissão de Curadoria do festival, neste ano, é composta por José Brasil Filho, diretor da Escola de Música de Sobral; Ivan Ferraro, diretor da Feira da Música de Fortaleza e presidente da Prodisc; e Alfredo Barros, professor da Universidade Estadual do Ceará e idealizador e regente da Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece). “José Brasil Filho e Alfredo Barros trazem à edição 2014 a experiência de participação na organização de edições anteriores do evento, enquanto Ivan Ferraro acrescenta um olhar diferenciado e a experiência de outros festivais e de iniciativas de repercussão nacional, como a Feira da Música”, destaca Glícia Gadelha, coordenadora de Ação Cultural da Secult, responsável pelo Música na Ibiapaba.

“O que em princípio seria um problema, o fato de a Copa do Mundo ter modificado o calendário de férias escolares e impossibilitado a realização do festival no mês de julho, acabou levando a um novo e ampliado formato para o Música na Ibiapaba. O festival mantém o seu núcleo em Viçosa do Ceará, seguindo a tradição, mas amplia suas atividades para outros nove municípios, beneficiando diretamente os estudantes e o público dessas cidades”, ressalta Glícia Gadelha. “Além das cidades da região da Ibiapaba, haverá ainda uma oficina extra em Fortaleza, contemplando os músicos da capital, que sempre tiveram uma participação muito intensa no festival”, complementa a coordenadora.

Um novo formato

A décima primeira edição do festival será dedicada a estudantes de música de níveis iniciante e intermediário. Cada município receberá quatro oficinas musicais, ministradas por professores selecionados pela equipe responsável pela curadoria do evento. Cada cidade também contará com a realização de um show, em formato acústico.

O festival terá abertura com as oficinas de formação para arte-educadores. Ministradas por um convidado especial de renome nacional, as oficinas acontecerão em Viçosa do Ceará (dias 15 e 16 de novembro), em Sobral (18 e 19) e em Fortaleza (20  e 21), como uma programação especial do festival.

As oficinas nas demais oito cidades que sediam o evento (Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá e Ubajara) serão realizadas de 17 a 20 de novembro, em locais a serem definidos pela equipe de produção do festival.

Já os dias 21 e 22 serão destinados às apresentações finais dos alunos, momento em que será mostrado, em Viçosa do Ceará, o resultado do intercâmbio de experiências musicais e do trabalho realizado durante as aulas. Estudantes, professores e grupos musicais de renome nacional e regional estarão dividindo os palcos do Theatro D. Pedro II, da Igreja da Matriz e da Igreja do Céu.

Vagas por oficina

O festival disponibiliza 1.200  vagas para estudantes de música que queiram participar das 40 oficinas. As vagas deverão ser preenchidas com prioridade para inscritos residentes nos municípios que sediam o festival. Para cada oficina, 10 vagas serão destinadas a estudantes provenientes de municípios-sede e cinco vagas serão para os estudantes de outras cidades.

Para os professores que queiram ministrar as oficinas do festival estão disponíveis 20 vagas. Cada professor atuará em um município, onde deverá formar duas turmas: uma pela manhã e outra pela tarde. Os pré-requisitos para inscrição de ministrantes de oficinas devem ser também acompanhados pelo site. A inscrição é gratuita.

Oficinas

As oficinas do XI Festival Música na Ibiapaba estão divididas em nove categorias: instrumento de sopro, canto, instrumentos de cordas friccionadas, instrumento de corda popular, percussão (bateria e percussão), teclados, prática de conjunto, formação de professores de música e empreendedorismo (produção, comunicação e negócios em música).

Para que houvesse a definição das oficinas realizadas, a equipe da Coordenadoria de Ação Cultural (Codac) da Secult e a Comissão de Curadoria do Festival entraram em contato com os professores de música dos municípios para ouvir sugestões de cada um deles. A  intenção foi levar oficinas específicas, em sintonia com a vocação e a necessidade de formação em música, em cada cidade.  

Serviço:

XI Festival Música na Ibiapaba

De 15 a 22 de novembro, em Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Sobral, Tianguá e Ubajara.

Realização: Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará.

Produção executiva: Prodisc.

Parceria: Prefeituras dos municípios participantes.

www.festivalmusicaibiapaba.com Inscrições gratuitas, até 31 de outubro, para professores, e até 7 de novembro, para estudantes. Informações: 3262-5011.