Secult realiza nesta quinta-feira, às 8h, Seminário de Avaliação do X Natal de Luz do Ceará

29 de outubro de 2014 - 17:53

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza nesta quinta-feira, 30/10, a partir das 8h, em parceria com a Fundação Silvestre Gomes, o Seminário de Avaliação do X Natal de Luz do Ceará. O encontro acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, na Rua 25 de Março, 822, Centro. Além de avaliar o X Natal de Luz do Ceará (composto de mostra natalina e edital), os participantes debaterão sugestões para o novo edital da Secult também dedicado a iniciativas culturais natalinas: o XI Edital Ceará Natal de Luz 2014, a ser lançado em breve pela Secretaria.

O seminário terá como convidada a gestora cultural da Fundação Silvestre Gomes, Eliza Günther, pesquisadora da cultura popular e ex-diretora do Theatro José de Alencar. Ela irá orientar os presentes sobre a metodologia de avaliação a ser utilizada durante o evento. Divididos em pequenos grupos, os participantes deverão avaliar as etapas estaduais e regionais do X Natal de Luz do Ceará.

Segundo a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Glicia Gadelha, “essa será uma oportunidade para se ouvir principalmente os contemplados pelo X Edital Ceará Natal de Luz 2013, para conversarmos com os proponentes e sabermos o que podemos melhorar com o próximo edital”.

Edital Ceará Natal de Luz

Os festejos natalinos e grupos de tradição natalina são apoiados pela Secult por meio do Edital Ceará Natal de Luz. Em 2013, o edital contemplou 40 projetos, envolvendo expressões culturais como pastoris, reisados, bois, presépios, fandangos, entre outras. O X Edital Ceará Natal de Luz contou com um total de recursos de R$ 454.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), e teve como objetivo apoiar a execução de projetos de arte e cultura que difundissem as tradições natalinas cearenses.

Seminário de Avaliação do X Natal de Luz do Ceará

Quinta–feira, 30/10, a partir das 8h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (Rua 25 de Março, 822, Centro)

Inscrições gratuitas no local.

8h – Receptivo e credenciamento

9h – Mesa de abertura

9h30 – Orientação da metodologia a ser utilizada no seminário, com a gestora cultural Eliza Gunther

10h – Trabalho em pequenos grupos: Avaliação da X Mostra Natal de Luz – etapa Estadual e etapas Regionais.

11h – Apresentação em plenária das avaliações realizadas nos pequenos grupos

13h – Almoço

14h – Discussão sobre o XI Edital Ceará Natal de Luz 2014

16h – Considerações finais e encerramento do seminário de Avaliação X Natal de Luz do Ceará