Edital Tesouros Vivos da Cultura: Secult abre inscrições para novas propostas

29 de outubro de 2014 - 18:29

Até o dia 28 de novembro estão abertas as inscrições para o Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura”, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O objetivo do edital é premiar e diplomar até cinco pessoas naturais, ou Mestres da Cultura, e dois grupos tradicionais de importante referencial para a cultura cearense.

As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas e grupos que atendam de forma cumulativa requisitos como: ter comprovação da existência e relevância do seu saber ou do fazer; ter reconhecimento público; deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos e possuir residência, domicílio e atuação, conforme o caso, no Ceará, há pelo menos 20 anos, completos ou a serem contemplados no ano da candidatura. A inscrição poderá ser proposta por pessoa jurídica, desde que expressamente autorizada pelo candidato.

Além de receber um valor mensal em dinheiro, os Mestres da Cultura que serão diplomados passarão a dispor de alguns direitos, como registrar seu nome no Livro dos “Tesouros Vivos da Cultura” e ter seus projetos recepcionados preferencialmente quando submetidos a certames públicos promovidos pela Pasta da Cultura relativos à área de atuação do diplomado. Com a diplomação, os mestres se comprometem a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, transmitindo saberes e fazeres, passando adiante a tradição e também buscando novas possibilidades.

Com a abertura do edital, a Secult dá continuidade ao seu projeto de investimentos também para aqueles que formam uma sólida manifestação da cultura popular por todo o Ceará. Investir nos Mestres da Cultura é, acima de tudo, contribuir para que o patrimônio cultural imaterial seja propagado de gerações a gerações. Outra maneira de incentivar esses “guardiões” da cultura tradicional será o Encontro dos Mestres do Mundo, que, em 2014, acontece nos dias 27 a 29 de novembro, no município do Crato.

Interessados em participar do Edital devem entrar em contato com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, pelo fone 85-3101-6787 ou pelo e-mail cophac@secult.ce.gov.br.

Comissão de seleção

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão especial formada por cinco membros de reputação ilibada e notório saber, os quais serão designados pelo secretário da Cultura do Estado. Entre os critérios de avaliação, são levados em conta a relevância da vida e da obra voltadas à cultura tradicional do Ceará, o reconhecimento público das tradições culturais desenvolvidas, a capacidade de transmissão do fazer artístico e a experiência do candidato.

Mestres da Cultura no Ceará

Em 2003, foi criada uma legislação específica para “Tesouros Vivos da Cultura Popular Tradicional”. Desde então, por meio de edital público, a Secult identifica e recebe inscrições para o processo seletivo que seleciona Mestres da Cultura em todo o Ceará. Os mestres recebem um salário mínimo mensal, de forma vitalícia. Ao todo, são 60 mestres da cultura diplomados no Estado.

Neste ano cinco novos mestres serão escolhidos, tendo em vista que cinco mestres diplomados faleceram durante o ano de 2013: a artista plástica Nice Firmeza, de Fortaleza, em abril; a também artista plástica Dona Assunção, de Juazeiro do Norte, em maio; o luthier de rabecas Mestre Vino, de Irauçuba, em agosto; o mestre penitente Severino Antonio da Rocha, de Barbalha, em outubro; e o miniaturista José Pereira de Oliveira, de Aquiraz, em dezembro.

Serviço:

Edital Tesouros Vivos da Cultura.

Inscrições abertas até 28 de novembro.

Inscrições e mais informações: Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, pelo fone 85-3101-6787 ou pelo e-mail cophac@secult.ce.gov.br.

Acesse o texto completo do Edital e ficha de inscrição clicando aqui.