Secult lamenta morte do príncipe dos poetas cearenses, Artur Eduardo Benevides

21 de setembro de 2014 - 20:17

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede, manifesta pesar pelo falecimento do poeta, ensaísta e contista cearense, Artur Eduardo Benevides. Membro da Academia Cearense de Letras desde 1957, eleito príncipe dos poetas cearenses em 1985, ele morreu na manhã deste domingo (21), aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos.

“A literatura brasileira está de luto, com a despedida do príncipe dos poetas cearenses. A perda de Artur Eduardo Benevides, anunciada neste domingo, entristece todo o povo cearense, pela importância da obra tecida pelo autor de “Inventário da tarde”, “Noturnos de Mucuripe e Poemas de Êxtase e Abismo”, “Canção da Rosa dos Ventos”, entre tantos livros que se tornaram referenciais para a poesia cearense, também reconhecidos por muitos no âmbito nacional e publicados no decorrer de uma vida longa e prolífica.

Membro da Academia Cearense de Letras desde a década de 50, Artur Eduardo Benevides sempre foi identificado com a instituição, pela intensidade com que a manteve em destaque, ao longo de tanto tempo, chamando atenção para a importância da literatura e para a valorização dos autores cearenses.

Tão relevantes quanto os inúmeros prêmios literários que conquistou foram sua atuação como professor e o trabalho que sempre desenvolveu em prol da literatura cearense, na promoção de concursos, na revelação de novos autores e na publicação de ensaios sobre vários integrantes de nossa cena literária, muitas vezes de menos visibilidade do que faria por merecer a qualidade da obra de nossos escritores.

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará presta homenagem a Artur Eduardo Benevides, manifesta condolências e se solidariza com os familiares, amigos e leitores, em especial com os integrantes da Academia Cearense de Letras, tão identificada com o grande e já saudoso poeta. Que possamos, conjuntamente, trabalhar para que sua obra se mantenha em destaque e seja cada vez mais conhecida, estudada e apreciada, por novas gerações de leitores”.

Secretário da Cultura do Estado do Ceará
Paulo Mamede