Projeto Memórias Reveladas

12 de agosto de 2014 - 09:49

O Arquivo Público do Estado do Ceará deu início em novembro de 2008 ao Projeto Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), iniciativa da Casa Civil da Presidência da República, coordenado pelo Arquivo Nacional, com o patrocínio da Petrobras. O referido projeto tem como objetivo organizar, preservar, informatizar e digitalizar os arquivos do aparato repressor do Estado do Ceará – Dops, Serviço Estadual de Informação (SEI) e Polícia Militar – de 1964 a 1985, sob a guarda do Arquivo Público do Estado, constituído de documentos textuais e iconográficos, atas, denúncias, laudos, programações civis e políticas, mandados de busca e apreensão, prontuários individuais do Dops, relatórios, requerimentos, sindicâncias, termos de declaração, inquéritos, pareceres e informações do Dops, do SEI e da Polícia Militar, totalizando cerca de 2.000 documentos.

Além da documentação referenciada, estão incluídos registros do Fundo Virgílio Távora de interesse da temática do Centro de Referência Memórias Reveladas. Arquivo privado do ex-governador do Ceará, Virgílio Távora, abrange corte cronológico de 1912 a 1992, composto de 11 séries documentais, subdivididas em subséries e dossiês, que permite dar visibilidade a práticas sociais, econômicas, políticas e culturais da história contemporânea do Ceará.

Os documentos que hoje compõem o Arquivo do Dops, sob a custódia do Arquivo Público do Estado do Ceará, foram doados de forma anônima ao jornal cearense Diário do Nordeste, em janeiro de 2005, que os repassou ao Estado. Tendo em vista o traslado do acervo, uma comissão do Arquivo, juntamente com membros da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-CE, realizou levantamento e identificação dos registros, transferindo-os para as dependências do Arquivo Público do Estado.

Na descrição do acervo foram indexados os seguintes assuntos, dentre outros:
Repressão;
Aparato repressor;
Ditadura militar;
Sindicalismo;
Catolicismo progressista;
Clero católico;
Movimento estudantil;
PCB;
PCdoB;
PDS;
Arena;
PMDB;
Ligas Camponesas;
Marcha com Deus pela Liberdade;
Federações de Trabalhadores.