Futebol e arte: livro apoiado pela Secult aborda o esporte em traços e versos

13 de junho de 2014 - 17:15

Do entrosamento entre dois craques, um dos gramados, outro do campo das artes visuais, nasce uma jogada de mestre. O placar dessa jogada é o lançamento do livro “O Raio do Futebol”, de Sérgio Rêdes e Ségio Pinheiro, projeto apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que traz 48 ilustrações, acompanhadas de haikais, retratando de forma lírica e, ao mesmo tempo lúdica, o universo futebolístico, com todas as suas tiradas geniais. A obra, será lançada ainda este mês, durante a Copa 2014. é uma parceria entre Sérgio Rêdes, ex-jogador de futebol e atual cronista esportivo, e Sérgio Pinheiro, um dos artistas visuais mais respeitados do Ceará.

“Esse projeto que une futebol e arte, com haikais do Sérgio Rêdes e desenhos feitos pelo Sérgio Pinheiro, presta um verdadeiro tributo ao futebol com a narrativa de mitos que transcendem as quatro linhas e encantam e ensinam a todos nós”, destacou o secretário da Cultura, Paulo Mamede, um dos prefaciadores da obra. Segundo ele, o projeto que chegou às suas mãos no final do ano passado, tem a singularidade de unir duas linguagens em torno de um mesmo tema, o futebol, que no caso do Brasil, é quase uma unanimidade. De acordo com os autores, o lançamento está programado para a última semana de junho, durante programação no Estoril. “Queremos fazer o lançamento deste trabalho ainda este mês, para que os amantes do futebol tenham mais um motivo para se encantar com a Copa e a riqueza cultural do nosso Ceará”, acrescentou Sérgio Pinheiro.

A união dos versos de Rêdes e os traços de Pinheiro começou a ser desenhada há mais de 40 anos, a partir de um quadro do próprio Serjão, como é conhecido Sérgio Pinheiro. Sérgio Rêdes conta que ficou encantado com o quadro “O Raio do Futebol”, durante uma exposição do colega, e logo decidiu adquiri-lo. “A partir desse momento iniciamos uma grande amizade, com a generosidade do Serjão de volta e meia me presentear com azulejos contendo ilustrações de futebol”, relembra Rêdes.

Destas primeiras gentilezas até a concepção do projeto “O Raio do Futebol”, em 2013, foram horas de bate-papo para encontrar a linguagem correta que unisse o talento destes dois apaixonados por este esporte que representa muita da identidade do povo brasileiro. “Queríamos trabalhar com algo minimalista, que trouxesse essa representação numa perspectiva de arte-objeto e assim chegamos ao consenso de trabalhar com poesia e ilustração”, atestou Rêdes.

Apesar de trabalhar como cronista desde 1994, Rêdes ainda não havia se aventurado pela poesia, especialmente os haikais – forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade em poemas de três linhas. “Depois de muito trabalho, idas e vindas de versos e traços, eu e o Serjão chegamos ao resultado que queríamos, que é um livro que poderá ser exposto como um objeto de arte e, ao mesmo tempo, manuseado por uma criança, para que ela possa conhecer um pouco dessa paixão brasileira de forma lúdica”, justificou o escritor.

Sérgio Pinheiro, mestre em múltiplas técnicas de arte, entre elas a xilogravura, também inovou neste projeto, quando utilizou pela primeira vez a computação gráfica. “Deixei o papel e o lápis de lado e trabalhei todo o processo de criação das ilustrações no computador, que é uma tendência e com a qual venho dia a dia me familiarizando e experimentando novos conceitos”, declarou Serjão. Satisfeito com o resultado da parceria, o ilustrador adianta que a dupla já está na fase de concepção de outros projetos nessa mesma linguagem. “Essa ideia de falar muitas coisas, com poucas palavras e poucos traços é gratificante e surpreendente, pois não diminui em nada a profundidade da mensagem”, concluiu.

Sobre os autores

Sérgio Rêdes foi jogador de futebol, tendo atuado em clubes como Olaria, Portuguesa, Fortaleza, Botafogo e Ceará. Também foi técnico de futebol das equipes profissionais do Ceará e do Ferroviário Atlético Clube e técnico de futebol de salão do Sumov. Formado em Educação Física epós-graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professor universitário durante 30 anos. Atuou como Diretor de Esportes da Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC) durante 12 anos e atualmente é Ouvidor da Secretaria de Esportes, Professor da Faculdade Nordeste (Fanor), comentarista esportivo da TV Cultura do Estado e Articulista do Jornal O POVO, onde assina por 13 anos a coluna “Ora Bolas”. Na obra assina os tercetos livres. Complementando os poemas estão as ilustrações de Sérgio Pinheiro.

Sérgio Pinheiro, cearense, natural de Jaguaribe, Pinheiro viajou pela América Latina, integrando as Caravanas Culturais, nos anos 60, comandadas pelo produtor cultural Cláudio Pereira e se torna amigo do conceituado escultor Zenon Barreto. Com ele, aprende múltiplas técnicas de arte e entre elas a Xilogravura. Estudou Comunicação Visual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e concluiu mestrado, sob a orientação do professor Frank Popper, na Universidade de Paris VIII / Sorbonne, França. Morou por quatro anos na Inglaterra, onde expos individualmente na Universidade de Durham e na galeria Denise René, em Paris. Em 1997, expos a coleção Os Ambulantes no Centro Cultural Dragão do Mar. Atualmente, conclui curso de Design Gráfico em Fortaleza.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 Dalwton Moura