Secult manifesta pesar pelo falecimento de Maria José Franco Pereira, dona Mona

12 de junho de 2014 - 10:30

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria José Franco Pereira, 94 anos, registrado nesta quarta-feira, 11/6, em Fortaleza. Mãe dos cantores e compositores Rodger Rogério e Rogério Franco e avó do cantor, compositor, pesquisador e professor da UFC Pedro Rogério, Maria José, conhecida por Dona Mona, ou Dona Monavon, teve sua longa história de vida intimamente ligada ao cenário musical cearense.

Nas décadas de 60 e 70, integrantes da geração de músicos que se tornaria nacionalmente destaca, conhecida como o “Pessoal do Ceará”, frequentavam sua casa, junto a grandes nomes da cena cultural cearense, como o “guru” Augusto Pontes, o “agitador cultural” Cláudio Pereira e a cantora Téti, além de representantes das artes cênicas. Dona Mona viu crescerem e se notabilizarem, como grandes talentos, amigos, colegas e parceiros musicais do cantor e violonista Rodger Rogério, compositor de importância em âmbito nacional, tendo lançado os discos “Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem – Pessoal do Ceará” (ao lado de Ednardo e Téti, em 1973), “Chão Sagrado” (ao lado de Téti, em 1975) e “Rodger Rogério ao vivo na Feira da Música”, em 2004.

Já nos anos 80 e 90, a música cearense seguia passando pela casa de dona Mona, desta vez na companhia do filho mais jovem, Rogério Franco, cantor e compositor contemporâneo de nomes como Edmar Gonçalves, Eugênio Leandro, Kátia Freitas, David Duarte, Isaac Cândido, Serrão Castro, entre vários outros. Rogério Franco lançou os discos “Estação Fronteira” (1995) e “O Raso da Catarina” (1999), além de ter obtido inúmeros prêmios em festivais e de seguir trabalhando como compositor e produtor de discos de vários artistas.

Pedro Rogério, neto de dona Mona e filho de Rodger Rogério, é professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador da história e do presente da música feita no Ceará. Violonista e compositor que tem parcerias com nomes como Manassés, Luizinho Duarte e Henrique Beltrão, Pedro Rogério lançou o livro “Pessoal do Ceará – Habitus e Campo Musical na Década de 1970”.

Segundo informações da família, o velório de Maria José Franco Pereira, dona Mona, acontece nesta quinta-feira, 12/6, no Jardim Metropolitano. O sepultamento está marcado para as 16h. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará presta uma pequena homenagem a ela que, sem tocar nenhum instrumento, foi ao longo de tantos anos uma personagem importante de nossa cena musical.

Paulo Mamede

Secretário da Cultura do Estado do Ceará