Pontos de Cultura: delegação do Ceará foi destaque na Teia 2014, em Natal-RN

28 de maio de 2014 - 14:45

A multiplicidade de expressões da cultura brasileira e a vontade de construir um País que respeite a diversidade cultural e fortaleça as iniciativas dos Pontos de Cultura deram o tom da Teia da Diversidade 2014, encerrada no último sábado, 24/5, em Natal-RN. O grande encontro dos Pontos de Cultura de todo o País teve como destaque a delegação cearense, uma das maiores de todo o evento, com mais de 100 pessoas e com presença intensa da Estação Chico da Matilde/Coordenação dos Pontos de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

“A Teia marcou também os 10 anos do Programa Cultura Viva, dos Pontos de Cultura, que é o maior programa de cultura do Brasil. Ficou claro que há muitas observações e dificuldades, mas muito mais vitórias conquistadas e esperanças e perspectivas positivas”, avalia Xauí Peixoto, coordenador dos Pontos de Cultura da Secult. “A delegação cearense, formada por delegados, ponteiros, convidados observadores e equipe da Secult, teve participação destacada, não só pelo tamanho, mas principalmente pela capacidade de se envolver no evento, de forma política e diversificada, participando e se integrando, mostrando que no Ceará o Cultura Viva veio pra ficar”, aponta.

“A Secult foi parceira estratégica da Teia, ajudando nas demandas estruturais e logísticas, mostrando disposição de diálogo constante com os entes federativos. Afinal, o programa é uma rede, uma grande coletividade, onde todos e todas precisam assumir suas responsabilidades. Saímos fortalecidos e com a mala cheia de oportunidades”, resume Xauí Peixoto.

Debates e ampliação dos Pontos

A delegação cearense fortaleceu os debates dos Fóruns e Grupos de Trabalho a respeito dos rumos do programa Cultura Viva e da cultura no Brasil, de forma geral. Os dois primeiros dias da Teia, 19 e 20/5, por exemplo, tiveram como principais atividades o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e o Fórum Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva. 28 delegados cearenses, eleitos no 3° Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, realizado em Fortaleza, se revezaram para participar dos diversos GTs temáticos do evento, discutindo desde as várias linguagens artísticas até as questões de gênero, escola viva, ação griô, comunicação, sustentabilidade, patrimônio material, patrimônio imaterial, entre outros.

Parte da equipe de coordenação da Rede Cearense dos Pontos de Cultura esteve presente no Fórum de Gestores e Gestoras, no qual a Secretária da Cidadania e Diversidade Márcia Rollemberg contextualizou, entre outras pautas, a importância de o Programa Cultura Viva estar sendo incluso no Plano Nacional de Cultura. Atualmente, o Programa já está presente em 1036 municípios brasileiros, através de 3.284 pontos conveniados, Márcia ressaltou que a próxima meta é tornarem-se 4.080.

Na manhã da quinta-feira, 22 de maio, aconteceu a solenidade de abertura da Teia nacional, com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy; da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, e da deputada federal Jadira Feghali, entre outas autoridades. A ocasião marcou também a conclusão do IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e início de uma nova etapa da Teia, pautada por reivindicações como a aprovação da Lei Cultura Viva. Durante a cerimônia, os Correios lançaram selo personalizado e o carimbo comemorativo aos 10 anos do Programa Cultura Viva.

Pontos cearenses se destacaram

Em sua fala na mesa “Cultura Viva”, que aconteceu na segunda, 19/5, o idealizador do Cultura Viva, Célio Turino, saudou o mestre griô Márcio Pena (Ponto de Cultura ACAP – Arte na Praça), por seu trabalho desenvolvido há 18 anos em Guaraciaba do Norte-CE, essencial para o desenvolvimento do Programa.

No espaço da Teia, destinado a fornecer orientações e assistência técnica aos Pontos de Cultura, desde acompanhamento da execução até a prestação de contas, a assessoria jurídica e a assessoria contábil da Rede Cearense dos Pontos de Cultura também foram destaques.

Na Feira de Economia Solidária e Criativa, composta por expositores de 21 estados brasileiros, o Ceará também contou com seu espaço, comercializando produtos artesanais de Pontos de Cultura e povos indígenas, que foram mostrados tanto no estande quanto no Desfile da Diversidade.

Na Mostra Artística, os cearenses ocuparam vários espaços do evento, desde o cortejo de abertura oficial da TEIA, na quarta-feira, 21/5, no qual o estandarte da Rede Cearense dos Pontos de Cultura chamou a atenção de quem passava. Nesta mesma noite, a banda Verônica Decide Morrer encerrou a programação do Palco da Ribeira, mostrando a diversidade da música produzida no Ceará, com seu show que envolve rock n´roll misturado a um tom teatral.

A Exposição “O fabuloso mundo do vaqueiro e do couro”, de Senador Pompeu -CE, esteve aberta à visitação na UFRN, mostrando a riqueza da cultura sertaneja do vaqueiro a partir de seus artefatos, vestimentas e acessórios. Como parte da programação do Cine Teia, foi realizada a Mostra Audiovisual “Curta O Gênero” do Ponto de Cultura Fábrica de Imagens, de Fortaleza, com filmes que abordam a construção de uma cultura de liberdade, de solidariedade e de justiça entre homens e mulheres.

Macaúba e Parahyba

Na manhã da sexta-feira, 23 de maio, o Ponto de Cultura Rebuliço Ecoart, de Crateús-CE, percorreu os espaços da UFRN com um cortejo que entoou cânticos sobre a importância da preservação da caatinga. Durante a tarde, representantes de Pontos de Memória cearenses participam da roda de conversa sobre Gestão participativa/compartilhada dos Pontos de Memória. Já à noite, na Tenda da Diversidade, a Cia. Balé Baião de Dança Contemporânea apresentou o espetáculo “A Invenção do Baião Teimoso”.

A Rede Cearense dos Pontos de Cultura contou ainda com uma tenda própria dentro da TEIA, onde a equipe da Estação Chico da Matilde pôde dar assistência e repassar informações diversas aos ponteiros cearenses, que receberam gratuitamente exemplares do livro “Ponto de Cultura – O Brasil de Baixo para Cima”, do historiador Célio Turino. A música no estande ficou por conta do Mestre Macaúba do Bandolim e de Parahyba, além do Mestre Piauí, que transformaram o espaço em uma verdadeira festa ao som do chorinho, maracatu e outros ritmos do Ceará.

Na tarde de sábado, 24/5, o coordenador da Rede Cearense dos Pontos de Cultura, Xauí Peixoto, participou da mesa da plenária final da TEIA da Diversidade 2014, em que todos os fóruns e GTs foram ouvidos, tendo sido sistematizadas mais de 600 deliberações e propostas a serem replicadas para Pontos em todo o Brasil.

Informativo “noponto!”

A segunda publicação do “noponto!”, informativo da Rede Cearense dos Pontos de Cultura,  foi lançada e distribuída ao público durante a Teia 2014. O objetivo foi levar aos Pontos de Cultura de todo o Brasil informações sobre as ações desenvolvidas pela coordenação da Rede Cearense dos Pontos de Cultura, como os ciclos de visitas, o acompanhamento e a assessoria dos grupos. Além dos resultados alcançados com a realização do III Fórum Cearense dos Pontos de Cultura e da avaliação dos ponteiros sobre a experiência com o Cultura Viva.

A Estação Chico da Matilde/Coordenação dos Pontos de Cultura da Secult funciona no 3o. Andar do prédio do Cine São Luiz, edifício-sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Rua Major Facundo, 500, Centro). Contatos: 3101-6792 / www.secult.ce.gov.br.