TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará realiza Encontro de Narrativas para a Infância
27 de maio de 2014 - 13:47
O TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Secult, realiza a partir desta quarta-feira, 28/5, o Encontro de Narrativas para a Infância, que reunirá nomes locais e nacionais em torno das artes para a infância. O evento será de 28 a 30 de maio e 04 e 06 de junho, na Escola Porto Iracema das Artes. As inscrições estão abertas no site do TIC: www.festivaltic.com.br.
De acordo com os organizadores, a ideia é criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre artistas das artes cênicos e de outras linguagens. Com isso, espera-se ampliar o “repertório” dos partícipes, quebrando velhos paradigmas e abrindo novas perspectivas, de forma intersetorial, em torno da Cultura Infância. O Encontro tem o objetivo de compartilhar e discutir as diferentes formas do narrar para crianças, suas subjetividades, estéticas, dramaturgias e poéticas, associadas à produção artística e às práticas socioculturais.
Nessa edição, o projeto trabalhará com duas temáticas ainda pouco exploradas no teatro do Ceará, a saber: teatro para bebês e teatro jovem. A ideia é trazer novos ares à cena cearense, estimulando novas formas de pensar e fazer teatro infantil.
O TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, é promovido pela Seara de Cultura e Desenvolvimento, produção Invento Produções Culturais, com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, Portos do Conhecimento e Instituto Dragão do Mar, IFAN – Instituto da Infância, COELCE – Companhia Energética do Ceará e Secult.
OFICINAS
Serão duas oficinas na Escola Porto Iracema das Artes: “Teatro Para Jovem: um palco para a nova geração”, com Amauri Falseti (SP), entre 29 e 30 de maio (12 horas/aula), para no máximo 20 alunos, e “Teatro para Bebês: a poética no jardim da primeira infância”, com Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (DF), entre 05 e 06 de junho (12 horas/aula).
Amauri Falseti é fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, o qual é um Ponto de Cultura. Há 35 anos desenvolve atividades teatrais junto a jovens no Brasil e no exterior, como na França (Borgonha) e Alemanha (Frankfurt e Herne). Recebeu, em 2009, os prêmios APCA e Coca-Cola FEMSA de melhor autor para o teatro infantil, com o espetáculo “Com o Rei na Barriga”. Junto a isso, diferentes espetáculos de sua companhia já foram indicados a importantes prêmios nacionais de teatro infanto-juvenil, como o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, além da indicação da Veja SP, em 2012, como melhor espetáculo infantil com a peça “Miliuma”, o qual foi premiado pela Coca-Cola FEMSA. Desde 2006, dirige o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, reunindo uma rica programação de espetáculos brasileiros e de outros países.
Carlos Laredo e Clarice Cardell são os fundadores da companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, criada no ano 2000. A Companhia é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, realizando espetáculos cênicos e organizando programações e atividades formativas para artistas, educadores, pais e crianças. De 2006 a 2012, o grupo foi residente do Centro de Arte Fernán Gómez de Madrid (Espanha), onde organizava uma programação internacional permanente para recém-nascidos. Atualmente, o grupo reúne um repertório de oito espetáculos para bebês e vem desenvolvendo parcerias em países como Bélgica, França, Itália, Portugal e Rússia, além do Brasil, onde desde 2009 realiza o festival Primeiro Olhar em colaboração com o grupo teatral Sobrevento (SP).
PALESTRAS E MESAS-REDONDAS
Um dia antes de cada oficina, o professor ministrará uma palestra no Auditório da Escola Porto Iracema das Artes, a fim de otimizar sua presença e oportunizar o acesso a informações para aqueles que não puderem cursar as oficinas. As palestras introduzirão as discussões em torno dos processos criativos da arte para crianças por meio de mesas-redondas. Cada mesa reunirá quatro criadores/ pensadores de diferentes linguagens.
PROGRAMAÇÃO
TEATRO PARA JOVEM: UM PALCO PARA A NOVA GERAÇÃO
Dia 28/05 (19h às 21h30)
Palestra de Amauri Falseti
Mesa-Redonda com experiências locais
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Arte
Dias 29 e 30/05 (9h às 12h e 14h às 17h)
Oficina de Amauri Falseti. Máximo: 20 alunos.
Local: Escola Porto Iracema das Arte
Inscrição: http://festivaltic.com.br/inscricao-oficina-e-palestra-teatro-jovem/
TEATRO PARA BEBÊS: A POÉTICA NO JARDIM DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Dia 04/06 (19h às 21h30)
Palestra de Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (Brasil)
Mesa-Redonda com experiências locais
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Arte
Dia 05 e 06/06 (9h às 12h e 14h às 17h)
Oficina de Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (Brasil). Máximo: 20 alunos.
Local: Escola Porto Iracema das Arte
Inscrição: http://festivaltic.com.br/inscricao-palestras-e-oficina-teatro-para-bebes/
O TIC – FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL
Com o tema “Solte a Imaginação” o TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará chega à quarta edição de 07 a 12 de outubro em Fortaleza, Sobral e Icapuí. O festival tem a ideia de colocar o teatro infantil como uma opção responsável de diversão e lazer para todas as idades. Em breve serão anunciados os espetáculos que irão compor a terceira edição. Além dos nacionais selecionados, o TIC terá atrações internacionais convidadas, como a companhia da Espanha, Dinamarca, França e Itália.
A 4ª edição do TIC apresentará também outras linguagens além da arte de encenar, como audiovisual, artes visuais, dança, música e literatura. Será uma intensa programação gratuita para o público em geral, com sessões exclusivas para escolas públicas municipais. Além de apresentações, o festival terá atividades de formação, como oficinas e residências. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, sendo 8 mil de alunos de escolas públicas. O principal intuito é conquistar novas plateias.
SERVIÇO
Encontro de Narrativas para a Infância – de 28 a 30 de maio e 04 e 06 de junho, Escola Porto Iracema das Artes. As inscrições estão abertas no site do TIC: www.festivaltic.com.br. Informações: (85) 3048-6077.
CONTATOS PARA ENTREVISTAS
Emidio Sanderson – (85) 9902 2290/ (85) 3048 6077 – emidiosds@yahoo.com.br
Osiel Gomes – (85) 9991 0474/ (85) 3048 6077 – osielgomes@uol.com.br