No município de Porteiras, Secult lança nova etapa do Projeto Agentes de Leitura

17 de maio de 2014 - 11:11

Uma bicicleta, uma mochila repleta de livros e muitas histórias a compartilhar. Com esses recursos e muita disposição, as cinco agentes de leitura de Porteiras, município no extremo sul do Ceará, se revezam para levar a literatura a 125 famílidas da cidade. Para mostrar à população um pouco dessa experiência, foi realizado, na quinta-feira, 15/5, o lançamento da nova etapa do projeto Agentes de Leitura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

A cerimônia de lançamento lotou o ginásio da cidade, com pais e estudantes de diversas escolas. Estiveram presentes a técnica da Coordenadoria de Política do Livro e Leitura (COPLA) Norma Santana, representando a Secult. O prefeito Manoel Novais e vários integrantes de sua equipe também participaram do lançamento.

A programação da manhã se iniciou com um esquete teatral, concebido e apresentado pelas próprias agentes de leitura, explicando de forma divertida e didática o processo de reconhecimento, cadastro e como se dá o relacionamento com as famílias. Os gestores locais agradeceram a todos que contribuíram para a execução do programa.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ledian Petrônio, destacou a importância da participação dos pais no processo educacional. “O papel do agente de leitura é também de educador familiar. Os pais, mesmo não podendo visitar as escolas, têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de seus filhos em casa, através da leitura. Apostamos na causa e estamos colhendo ótimos resultados”, destacou. O coordenador de Cultura da Secretaria, Ticiano Linard, complementa: “O município se sente honrado em ser contemplado com esta ação, na qual os participantes também desenvolvem suas habilidades de falar em público, de se comunicar e atender as pessoas”.

O evento contou ainda com a apresentação da pequena Larissa Tavares, mostrando seu carinho pela literatura já ao 2° ano do Ensino Fundamental, com uma singela interpretação de “Menina Bonita do Laço de Fita”, da escritora Ana Maria Machado. A universitária Sâmia Nascimento, 21 anos, uma das agentes de leitura, também se mostrou muito entusiasmada para inciar esta nova fase: “Achei o projeto interessante porque ele vai à casa das pessoas, e não envolve só as crianças e adolescentes, mas a família como um todo. Além do mais, somos muito bem acolhidas, principalmente no sítio”, falou a jovem.

Já a conselheira tutelar Cíceara Elaine, residente do Sítio Cancela e mãe de quatro crianças e adolescentes, não esconde o sorriso ao falar sobre o programa. “A partir das visitas foi que eu tomei gosto pela leitura. Meus filhos também adoram, e hoje já pedem que eu leia para eles. Não é ler só por ler. Com a leitura a gente viaja, descobre, interage e cresce cada vez mais”.

Quem encerrou o evento foi a representante da Secult, Norma Santana, que ressaltou a importância do trabalho realizado na cidade. “Porteiras é o segundo município que mais fez empréstimo de livros. Isso nos deixa muito orgulhosos. É visível que a cidade não trata só a educação com carinho, mas é tratada como um todo com muito zelo”.

Agentes de Leitura em Porteiras

O programa Agentes de Leitura, criado em 2006 pelo Governo do Ceará, está presente atualmente em 46 dos 184 municípios do estado, beneficiando 5.675 famílias. Em Porteiras, as atividades são realizadas desde 2012, na sede e nos distritos e sítios do município. Como o projeto tem como princípio fundamental o combate à pobreza e a promoção da inclusão social nas comunidades mais afastadas, o principal critério para escolha dos participantes é o cadastro no programa Bolsa-família, do Governo Federal. Nesta nova etapa, serão beneficiadas mais famílias e localidades do território.

Em fevereiro, as agentes passaram por uma formação com a equipe da Secretaria e receberam kits de livros para utilização nas atividades em campo. Cada uma delas é responsável por 25 famílias e recebe ainda bicicleta, mochila, boné e protetor solar para auxiliar na execução das visitas, além de uma bolsa mensal de R$ 400,00 para complementação de renda.