Cine São Luiz: identificação de elementos da pintura original surpreende restauradores

16 de maio de 2014 - 15:48

 

“Recuperar e restaurar um dos mais importantes ícones da cultura cearense, preservando e valorizando a sua riqueza arquitetônica, é um grande desafio e também traz grandes surpresas”. A declaração do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede, foi feita durante recente durante inspeção nas obras de recuperação e restauração do Cine-teatro São Luiz, que contam com investimento de R$ 15.287.832,21 em recursos do Governo do Estado.

“Entre as surpresas está a cor das magistrais colunas laterais do cinema, que quase todos nós conhecemos como marrons, mas que originalmente eram da cor dourado metálico”, afirmou o secretário, ao vistoriar o trabalho da equipe de restauro, coordenada pelo restaurador José Luiz Motta, sob a supervisão de profissionais como o engenheiro Paulo Renato, da Secult, o arquiteto Robledo Duarte, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, e o engenheiro José Cardoso, da Construtora Granito, responsável pela execução da obra.

A prospecção dos pigmentos, segundo José Luiz Motta, que tem na sua equipe ainda as artistas visuais e restauradoras Angela Motta e Maria Cristina Rabello, dá uma nova diretriz para o trabalho que está sendo realizado no São Luiz. A equipe vinha trabalhando com a perspectiva de utilização de pigmento sintético na pintura das colunas.

“Na prática identificamos o DNA da cor e agora o nosso desafio é identificar o código internacional e a técnica mais adequada para que estas colunas voltem ao dourado metálico dos anos 50”, destacou o restaurador.

José Luiz Motta ressaltou ainda que as análises técnicas que estão sendo realizadas permite adiantar que áreas como o forro do teto do cinema, rico em detalhes e cores, não precisará receber nova pintura em sua totalidade. “Observamos que há uma série de detalhes que não necessitam de tinta nova. Basta uma higienização e verniz. Já em áreas mais destacadas, como as paredes laterais, vamos identificando as cores originais para mandar produzir os pigmentos”, afirmou.

Arquiteto do DAE, Robledo Duarte ressalta a expertise da equipe que atua na prospecção dos pigmentos de pintura do São Luiz. “Eles também trabalharam na restauração da pintura do Theatro José de Alencar. São profissionais muito experientes e que já identificaram todos os materiais para esse trabalho. Teremos um resultado com toda a qualidade”, destacou.


Originalidade e modernização

De acordo com o engenheiro José Cardoso, todas as intervenções que vêm sendo realizadas no equipamento atendem a duas premissas: o compromisso de manter as características arquitetônicas originais, recompondo a edificação com suas características estéticas e históricas e, paralelamente, realizar a modernização das instalações e infraestrutura.

“As obras também atendem às novas demandas, como é o caso das melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, projeção, climatização, além dos assentos, piso e revestimentos”, enfatizou Cardoso.


Conclusão até outubro

De acordo com o secretário da Cultura, Paulo Mamede, e com o engenheiro residente da obra, está mantido o cronograma de entrega do novo São Luiz, como cine-teatro, até outubro deste ano. O equipamento poderá receber, além das exibições de filmes, apresentações de linguagens artísticas como música, dança e teatro.

“É prioridade, para a Secult, devolver à população cearense um patrimônio como é o São Luiz e garantir que todos os equipamentos culturais do Estado, que estão passando ou vão passar por obras, tenham plenas condições de uso e contem com programação de qualidade. A Secretaria mantém o compromisso de concluir até o final deste ano o conjunto de obras nos equipamentos”, reforça o secretário Paulo Mamede.