Teatro Carlos Câmara: inscrições até 16 de maio para seleção de pessoa jurídica

2 de maio de 2014 - 17:45

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado que recentemente teve suas atividades retomadas, lançou uma Convocatória para selecionar uma pessoa jurídica encarregada de atuar na organização dos eventos culturais a serem desenvolvidos no espaço, localizado na Rua Senador Pompeu, 454, Centro. A pessoa jurídica selecionada atuará em conjunto com a coordenação do teatro e com a Coordenadoria de Ação Cultural da Secult na execução da programação do Teatro Carlos Câmara e na disponibilização de equipamentos e de pessoal técnico para o teatro, além de promover  uma seleção de propostas artísticas nas linguagens de dança, música e teatro, para a realização de apresentações no TCC, de maio a dezembro deste ano. As inscrições vão até o dia 16/5.

Entre os novos projetos de programação já definidos para o Teatro Carlos Câmara estão os programas “Temporada de Dança” (com apresentações de solos ou espetáculos coletivos de dança, sempre às quartas-feiras, às 18h30), “Ceará Sonoro” (com shows musicais sempre às quintas-feiras, às 18h30) e “Cena Contemporânea”, com apresentações teatrais às sextas-feiras, no mesmo horário. Os três programas são exclusivamente voltados a artistas e grupos cearenses ou atuantes no Ceará e oferecerão, aos selecionados, cachê de R$ 1.500,00 por apresentação. Serão ao todo 93 espetáculos realizados até o final de 2014, dentro dos três programas.

A abertura das inscrições de projetos artísticos para a seleção será feita assim que for definido o resultado da Convocatória para seleção de pessoa jurídica. Para disponibilizar equipamentos de sonorização, iluminação e estrutura de palco, além de um produtor executivo e de técnicos de operação dos equipamentos, a pessoa jurídica selecionada através da Convocatória poderá contar com até R$ 316 mil em recursos investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

Mais arte e cultura no Centro

“O lançamento da Convocatória para seleção de pessoa jurídica e a posterior chamada pública para montagem da programação do Teatro Carlos Câmara, através de propostas enviadas pela própria comunidade artística, é mais um passo importante na retomada do TCC, equipamento que já vem ganhando vida com a programação inicial realizada em março e abril pela Secult”, destaca o secretário executivo da pasta, Paulo Victor Feitosa.

“Com a Convocatória e a chamada pública para os artistas e grupos, o Teatro terá sua programação definida e assegurada até o final do ano, cumprindo seu propósito de contribuir para a difusão do trabalho dos artistas cearenses e de estimular a movimentação cultural no Centro de Fortaleza, disponibilizando espetáculos de qualidade e em horários alternativos. Acessíveis, por exemplo, aos trabalhadores e estudantes  que frequentam o Centro e ganharão importantes opções culturais, no final de tarde, início da noite, sempre com entrada franca”, ressalta o coordenador do TCC, o ator e produtor cultural Fernando Piancó.

Paulo Victor e Fernando Piancó destacam que o Teatro Carlos Câmara terá outros projetos de difusão, além dos três programas já definidos, e que o equipamento também está  aberto para a cessão de pautas a artistas e grupos.

“Com capacidade para 368 espectadores, o Teatro Carlos Câmara ressurge como um espaço importante no contexto dos equipamentos culturais da capital, se colocando como uma alternativa bem interessante para receber espetáculos de pequeno e de médio porte. E contribuindo para um dia a dia com mais cultura e arte, ao acesso do povo, no Centro “, reforça Paulo Victor Feitosa.

Já o secretário da Cultura, Paulo Mamede, destaca o investimento do Governo do Estado e o trabalho da Secult para garantir que todos os equipamentos culturais da administração estadual estejam em plenas condições de cumprir seu papel e de garantir à população maior acesso aos bens culturais e simbólicos.

“Com a missão de garantir equipamentos em totais condições de utilização e com programação de qualidade, todos os equipamentos da Secult vêm passando por obras ou passarão por reformas até o final de 2014. No Teatro Carlos Câmara, já reformado, o trabalho agora é para que a cidade se aproprie do teatro, vivencie esse novo espaço, de uma história tão importante na cultura cearense e agora com todas as condições para tornar a receber nossos artistas e nosso público”, relaciona Paulo Mamede.

Inscrições

As pessoas jurídicas interessadas em participar da Convocatória do Teatro Carlos Câmara têm até o dia 16/5 para realizar sua inscrição, no Protocolo da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE) ou através de envio de material pelos Correios. A Convocatória está disponível no site www.secult.ce.gov.br.