Orientações para Cadastro do SINF

2 de maio de 2014 - 16:10

O Sistema de Informações Culturais (SINF) é uma plataforma que reúne informações sobre empresas, instituições, grupos, profissionais e secretarias municipais de cultura.

Para a inscrição de projetos nos editais da Secult, é necessário que o proponente comprove seu cadastro no Sinf.

O preenchimento é simples e a validação é feita por email, não sendo necessário comparecer ou enviar documentos em via física à Secult.

Como o Sinf funciona em software livre, a utilização é mais segura e estável por meio do navegador Mozilla Firefox. Caso você não tenha instalado, pode fazer o download clicando aqui.

O acesso direto à plataforma do Sinf pode ser feito pelo link:

sinfweb.secult.ce.gov.br

Quem vai cadastrar um novo perfil deve acessar o menu “Cadastro” e escolher entre as opções exibidas:

• Grupo Cultural – registrado por meio de CNPJ ou de CPF do responsável pelo grupo;

• Profissional da Cultura – para pessoas físicas;

• Município – para secretarias de cultura dos municípios cearenses;

• Empresa Cultural – para instituições públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos, registradas por CNPJ.

Em seguida, preencher as informações solicitadas.

Quando o usuário cria um cadastro, as informações seguem para verificação pela equipe da Secult. Somente depois de conferidos os dados é que o cadastro é validado, o que pode levar algumas horas. Após essa confirmação, o usuário recebe um email indicando login e senha para acessar seu perfil no sistema. Feito o primeiro acesso, o cadastro estará validado e ativo.

Para imprimir o comprovante solicitado para a inscrição nos editais, clique no menu “Minha conta”. No canto direito deverão aparecer as opções “Visualizar” e “Imprimir”.

Para alterar dados no seu cadastro, após entrar no sistema com login e senha, acesse o menu “Minha conta” > “Meu cadastro” e clique em “Editar” no canto esquerdo. Altere as informações desejadas em cada aba e clique em “Próximo passo”. Quando concluir as alterações, clique em “Salvar e Validar”. As informações serão conferidas pela equipe da Secult. Atenção: Será enviada uma nova senha para o seu email e as informações modificadas só serão atualizadas quando for feito o login com a nova senha.

Quem deseja apenas verificar um cadastro já existente deve acessar o menu “Consulta” e escolher entre os perfis indicados. Recomenda-se fazer a busca com apenas uma palavra-chave, para retornar um maior número de resultados.

Caso surja em algum momento uma mensagem de erro da página (“Página não encontrada” ou “A página não pode ser exibida”), digite sinfweb.secult.ce.gov.br na barra de endereço do navegador e clique em “Ir” ou “Abrir” para atualizar a página. Para conferir se seu login foi completado, observe no canto direito se aparece a opção “Logout”. Se aparecer dessa forma, significa que o usuário já entrou no sistema.

O Sinf passou por uma atualização em agosto de 2011. O sistema antigo permanece disponível apenas para consulta (no endereço sinf.secult.ce.gov.br/SINF_WEB/). Portanto, recomendamos aos usuários que ainda não migraram para o novo sistema que façam seu cadastro pelo sinfweb.secult.ce.gov.br

Cadastro de Municípios e Secretarias municipais de Cultura:

Os municípios que não atualizaram seu cadastro e/ou tiveram problemas com o acesso por meio de login e senha devem entrar em contato com a Secult para a revalidação. Os números de CNPJ das prefeituras já existem no sistema; porém, é necessária a atualização de dados que somente as secretarias podem informar, como nome do responsável pela área de Cultura dentro da Prefeitura, indicadores da instituição de Cultura do Município, contatos etc.

Ao fazer contato, o representante municipal deverá informar um e-mail válido, de preferência institucional, para a atualização do cadastro. Podem ser solicitados documentos com o timbrado da Secretaria/ Prefeitura assinados pelos responsáveis para a efetivação das alterações, os quais poderão ser encaminhados por e-mail.

Importante:

• O cadastro no Sinf é vinculado ao CNPJ ou CPF do responsável. Não é possível fazer mais de um cadastro por CPF ou CNPJ. Caso tenha perdido sua senha ou o acesso ao email cadastrado, entre em contato com a Secult para saber como reativar seu cadastro.

• Toda a movimentação do Sinf é feita através do email cadastrado pelo usuário. Recomendamos que indique um email ao qual tenha acesso fácil e frequente e mantenha seus dados atualizados.

• Caso tenha dúvidas ou problemas no cadastro, o usuário pode ligar para o número
    (85) 3101 6763 das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.