Secult manifesta pesar pela perda do escritor e pesquisador Nilto Maciel

2 de maio de 2014 - 08:07

Neste 1o. de maio, dia internacionalmente consagrado à luta dos trabalhadores, o Ceará acordou entristecido pela notícia da partida de um dos grandes nomes que fizeram da arte e da palavra o seu ofício. A perda de Nilto Maciel surpreende e desalenta o cenário cultural do Estado, com destaque para a cena literária, que ele contribuiu para fomentar e agitar, durante tantos anos, sempre procurando construir mais pontes entre o público e os autores cearenses.

A literatura se despede do talento de Nilto Maciel, reconhecido através de prêmios importantes e que nos deixa como legado obras como “A Rosa Gótica”, “Luz Vermelha que se Azula”, “A Última Noite de Helena” e “Os Guerreiros de Monte-mor”. Mas fica também sua herança como protagonista e propulsor da cena literária, através de ações coletivas com colegas escritores, da divulgação da obra de nossos contistas contemporâneos  e da publicação de revistas como a antológica O Saco, ainda uma referência para a história recente da arte e da cultura no Ceará.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará se solidariza com familiares, amigos, escritores e leitores e se associa ao desejo de que a obra de Nilto Maciel possa ser cada vez mais difundida, também entre novas gerações.

Paulo Mamede

Secretário da Cultura do Estado do Ceará