Dragão do Mar comemora 15 anos com festa da cultura cearense

1 de maio de 2014 - 12:30

De 30 de abril a 4 de maio, a Maloca Dragão – o encontro de todas as tribos traz mais de 70 apresentações artísticas de linguagens diversas.

No dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completou 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio. Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação, que é inteiramente gratuita, é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes, quando serão apresentados ao público 18 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação.

O presidente do Instituto Dragão do Mar e idealizador do CDMAC, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encontram todas as tribos. É justamente esse conceito de coletividade e diversidade que queremos promover nesta efervescência cultural. São cinco dias de celebração da maturidade que alcançamos, com a difusão de produtos culturais de excelência, mas, principalmente, com expertise em criação, produção e formação. Braço do Dragão do Mar, o Porto Iracema é, hoje, o grande celeiro de novos talentos, sendo reconhecida nacionalmente por sua importância, motivo de orgulho e comemoração de todos os cearenses”, afirma Linhares.

Segundo o presidente, para celebrar este apogeu da arte e da cultura no Ceará, boa parte da programação da Maloca privilegia apresentações de artistas cearenses, entre nomes já consagrados e alunos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Serão mais de 70 atrações entre música, teatro, dança, audiovisual, hip-hop, infantil e cultura popular distribuídos em seis palcos. Neste sentido, o Dragão do Mar cria shows inéditos para exaltar importantes artistas locais que estouraram nas décadas passadas. A Maloca Dragão produz os shows “Rodger 70 anos“, “Tributo a Belchior“, “Show Década de 80” e “Show Década de 90“, todos com direção musical de Mimi Rocha.

Como uma forma de homenagear lugares que também fizeram parte da história dos frequentadores da Praia de Iracema, os palcos das apresentações serão nomeados durante a Maloca. O palco do Anfiteatro será chamado Domínio Público. Na Praça Almirante Barroso, serão montados o palco Hey Ho e a tenda Noise3D. O Espaço Rogaciano Leite Filho dará lugar ao palco Canto das Tribos e na Praça Verde será erguido o Coração Materno.

Mostra Especial Porto Iracema das Artes

Os 18 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes integram uma Mostra Especial, que inclui 4 espetáculos teatrais, 5 shows musicais, 4 exposições de artes visuais, além de um pitching  de apresentações dos 5 projetos de séries de televisão. As apresentações seguem a lógica das Rotas de Criação, momentos de exibições públicas dos projetos que têm como objetivo mostrar o estado da arte dos processos formativos. São 18 grupos de artistas que há oito meses desenvolvem em regime de imersão seus projetos, que, reunidos, formam um painel marcado pela diversidade estética e por inovações de linguagens. Muitos destes projetos ainda continuarão em processos de aperfeiçoamento para a apresentação no MIRANTE, uma grande feira de arte que acontecerá em agosto/2014, no Dragão.

As apresentações de alguns laboratórios contarão com a presença de profissionais das diversas áreas que participaram do projeto como tutores e consultores dos grupos de criação. Os músicos Arrigo Barnabé e Alexandre Kassin, por exemplo, farão shows especiais durante a Maloca Dragão. Os cineastas Karim Ainouz e Marcelo Gomes farão pré-estreias de seus últimos filmes, respectivamente “Praia do Futuro” e “O homem das multidões”. Artistas e pensadores das Artes Visuais, como Santiago Navarro e Marcelo Campos, acompanharão os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais, enquanto profissionais de televisão estarão no 1º Pitching Aberto dos projetos das 5 séries de TV.

Os Programas de Formação Básica e Técnica participarão com espetáculos de dança e teatro, exposição de artes visuais e de projetos de games, realizados pelos alunos, além de mostras de vídeos.


Serviço
Maloca Dragão – 15 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 30 de abril a 04 de maio
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 15 às 02h
Mais informações: http://www.dragaodomar.org.br/