Secult participa do Encontro Rede Feira Criativa: apoio a feiras alternativas em debate

28 de abril de 2014 - 13:13

Na tarde deste domingo, 27/4, aconteceu o 1º Encontro da Rede Criativa,  com a finalidade de criar a “Rede Feira Criativa”, grupo formado por feiras, feirantes e produtos criativos de Fortaleza. O encontro teve como sede o espaço cultural Kukukaya e contou com a participação da Secult, através da Coordenação dos Pontos de Cultura.

“No contexto das feiras urbanas da cidade, que tomaram forma a partir da organização dos próprios produtores culturais, coletivos e artistas empreendedores, as ‘feiras livres’ tornaram-se mais bem elaboradas. A atividade de ocupação de diversos pontos da cidade vem gerando renda, circulação de produtos, serviços e bens culturais variados entre os envolvidos direta e indiretamente”, destaca Xauí Peixoto, coordenador dos Pontos de Cultura da Secult.

O encontro também debateu a comercialização de vinil nas feiras, e os crescimento desse mercado nos últimos anos. Entre as várias propostas discutidas, a Rede Criativa pretende estabelecer um calendário, um catálogo de artesãos e produtores e formular ideias para o fomento das feiras livres de Fortaleza.

A ocasião contou ainda com homenagens ao DJ Alan Morais, Marquinhos do Vinil e Mário da Bolacha Discos.