Últimos dias de inscrições para Editais de Incentivo às Artes e Ceará Junino

28 de abril de 2014 - 10:38

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (2) para o Edital Ceará de Incentivo às Artes e o Edital Ceará Junino, que somam R$ 6,57 milhões para apoio a projetos artístico-culturais nas mais diferentes linguagens. Clique aqui para ter acesso ao Edital Ceará de Incentivo às Artes, que tem R$ 4,45 milhões para projetos nas áreas de literatura, dança, teatro, circo, música, artes visuais e fotografia. Clique aqui para ter acesso ao Edital Ceará Junino, que vai disponibilizar R$ 2,12 milhões para projetos e ações que tenham por objetivo identificar e difundir as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado.

Pelo Edital de Incentivo às Artes 2014, serão disponibilizados R$ 424 mil para projetos em literatura – oito projetos de poesia/prosa/dramaturgia/biografia, seis de literatura de cordel, quatro de literatura infantil e juvenil, seis de ensaio sobre tema histórico e cultural e ensaio ou crítica literária e quatro projetos para quadrinhos. O investimento no segmento teatro será de R$ 708 mil, destinados a oito projetos de manutenção de grupos e companhias permanentes e a 14 projetos em categorias diversas. A dança contará com R$ 708 mil em investimento total, compreendendo seis projetos de manutenção de grupos e companhias permanentes e nove projetos de auxílio a montagem de espetáculos.

A linguagem circo terá ao todo R$ 364 mil, para seis projetos de estruturação ou manutenção de circos para até 600 pessoas, quatro projetos para criação e montagem de números artísticos e/ou de técnicas circenses para coletivos ou trupes e oito projetos para criação de números artísticos ou de técnicas circenses individuais. Nas artes visuais (Módulo Antônio Bandeira), o investimento do Governo do Estado será de R$ 1,19 milhão, valor destinado a 26 projetos em categorias diversas. O Edital Ceará de Incentivo às Artes compreende também o prêmio Chico Albuquerque, de fotografia, no valor de R$ 276 mil, para um total de dez projetos.

A música contará, ao todo, com investimento de R$ 708 mil, destinados a oito projetos de apoio à manutenção de grupos musicais, quatro projetos de pesquisa teórica ou de linguagem, quatro projetos de circulação ou montagem de show e dez projetos de álbum fonográfico inédito/estúdio e prensagem. O Edital Ceará de Incentivo às Artes ainda tem o prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Bandas de Música, no valor total de R$ 64 mil para apoio a oito projetos.

Edital Ceará Junino

Pelo Edital Ceará Junino, o Governo do Estado vai apoiar projetos em duas categorias: Festival de Quadrilhas Juninas e Apoio aos Grupos Juninos. O investimento será de R$ 2,12 milhões. Pelo menos 50% dos recursos serão destinados a projetos oriundos do interior. A categoria “Festival de Quadrilhas Juninas”, que terá 21 projetos selecionados, compreende eventos com programação cultural fiel às tradições juninas, contendo apresentações de quadrilhas juninas adultas, com casamento, grupo musical regional (sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro), festival de comidas típicas, feiras de artesanatos e manifestações artísticas tradicionalmente populares como grupos de dança do coco, bumba meu boi, maneiro pau, entre outras.

Já a categoria “Apoio aos Grupos Juninos”, que terá 100 projetos selecionados, compreende iniciativas que estimulem e valorizem expressões artísticas e culturais, que fomentem o desenvolvimento de grupos de quadrilhas juninas adultas e infantis, bem como sua rede responsável pela produção de manifestações culturais típicas do período junino no Estado do Ceará.

Outros editais

Outros três editais já foram lançados pela Secult para 2014. O resultado do Edital Mecenas do Ceará foi divulgado no dia 8 de abril. Com uma previsão inicial de R$ 15 milhões para apoio a projetos artístico-culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas, o valor aprovado para o total dos projetos chegou a R$ 20.540.920,00. Ao todo, foram inscritos 444 projetos, solicitando um valor total que chegaria a R$ 118.305.658,24.

O Edital Mecenas do Ceará foi lançado no dia 3 de janeiro. “O Mecenas do Ceará foi o primeiro edital no novo ciclo da Secretaria de Cultura a ser lançado, após um intenso processo de debate com a sociedade, em consulta pública e em reuniões realizadas na própria Secult, com ampla participação de representantes dos vários segmentos e linguagens”, aponta o secretário executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa.

O Edital Carnaval do Ceará selecionou 59 projetos, sendo 28 de Fortaleza e 31 de municípios da região metropolitana ou do interior do Estado. Lançado no dia 31 de janeiro, com recursos totais de R$ 1.060.000,00, o edital se destinou a apoiar financeiramente projetos de programação e agremiações carnavalescas. Para os projetos de programação, foram destinados R$ 428.000,00. Já o apoio financeiro às agremiações carnavalescas envolveu R$ 632.000,00.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulgou no dia 12 de abril o resultado final do Edital Ceará da Paixão 2014, que selecionou e apoiou financeiramente projetos de arte e ações com a finalidade de difundir as tradições regionais cearenses estimulando práticas artísticas e culturais que se desenvolvem nas várias comunidades de nosso Estado em função da Semana Santa. O edital, no valor de R$ 624.000,00, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Cultura, teve 130 projetos inscritos, dos quais 40 habilitados nas categorias “Evento Tradicional Popular” e “Espetáculo Cênico”.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 – Dalwton Moura