Ocupação na Estação estreia com chorinho e grande público na Estação João Felipe

28 de abril de 2014 - 09:45

Na tarde do último sábado, 26 de abril, o som que ecoou pela Estação João Felipe foi o chorinho cearense, em uma celebração que preencheu com cores, música e arte a estreia do projeto “Ocupação na Estação”, da Secretaria da Cultura do Ceará. O evento, em sua primeira edição, em caráter experimental, integrou a programação especial de comemoração ao Dia Nacional do Choro (23/4), data de nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, e já atraiu um grande público ao Centro de Fortaleza, para uma tarde na companhia de grandes mestres do choro cearense, como Tarcísio Sardinha e Macaúba.

Desde meio-dia de sábado quem passou pela Estação João Felipe pôde saborear uma típica feijoada, visitar a Feira de Vinil e Produtos Criativos, composta por mais de 30 artesãos da cidade, e ainda apreciar clássicos do chorinho pelos vinis do DJ Alan Morais. A Rede de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Capoeira no Ceará, formada pela união de 11 grupos cearenses, também marcou presença, envolvendo o público, estimado em 300 pessoas, em uma apresentação de capoeira e maculelê que se encerrou com muito batuque e samba no pé.

Uma das grandes referências do choro no Ceará, Macaúba do Bandolim comandou a programação musical, com todo o seu talento, vitalidade e alegria característicos nestes mais de 50 anos dedicados ao chorinho. Acompanhado por Lucas (violão 7 cordas), Mateus (flauta), Felipe Garcia (pandeiro), Gugu (cavaco) e Tarcísio Sardinha (violão 6 cordas) em seu regional, o instrumentista convidou ainda vários artistas, como Paulinho do pandeiro, para formar uma grande roda de choro que se estendeu até o final da tarde.

Coordenador dos Pontos de Cultura da Secult e da programação especial da Secretaria em homenagem ao Dia Nacional do Choro, Xauí Peixoto, que deu as boas-vindas aos artistas e ao público, ressaltou a importância da ocupação do prédio histórico que em breve receberá um novo equipamento da Secretaria da Cultura: o Centro de Cultura e Memória Engenheiro João Felipe, que inclui a Pinacoteca do Ceará.

“Foi uma grande honra receber a todos, na estreia desta ação da Secult, em parceria com a Rede Cearense dos Pontos de Cultura, que nós queremos realizar permanentemente, ocupando a Estação com música, feira de produtos criativos, capoeira, entre outras artes”, destacou Xauí  Peixoto.

“Essa ação inicial do Ocupação na Estação contou com a presença de grandes mestres do chorinho no Ceará. Foi um momento importante também para reforçar o olhar da cidade sobre a Estação João Felipe e sobre esse espaço dos antigos galpões da RFFSA, que vão abrigar o novo Centro de Cultura e Memória, incluindo a Pinacoteca do Ceará, um espaço referencial para o nosso Estado, nacional e internacionalmente”, destacou o secretário da Cultura, Paulo Mamede, parabenizando todos os músicos que integraram a programação.

A programação da Secult em homenagem ao Dia Nacional do Choro foi iniciada na quarta-feira, 23/4, no Teatro Carlos Câmara, com debate sobre o passado e o presente do chorinho no Ceará e homenagens ao programa ‘Brasileirinho” (Rádio Universitária FM, apresentado pelo jornalista Nelson Augusto), ao Bar do Arlindo e ao Kukukaya, espaços frequentes para apresentações de choro na capital cearense.