I Encontro “Rede Feira Criativa” ocorre neste domingo (27/4), com participação da Secult

25 de abril de 2014 - 19:31

Neste domingo, 27/4, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Coordenação dos Pontos de Cultura, participa do I Encontro “Rede Feira Criativa: Feiras, Feirantes e Produtos Culturais”, no qual será debatido um conjunto de ações em prol do empreendedorismo e do crescimento articulado desses eventos, que vêm se tornando cada vez mais presente no calendário de Fortaleza, ocupando espaços públicos e contemplando uma diversidade de atividades. O encontro aberto ao público acontece no espaço cultural Kukukaya, a partir das 9h, com a presença de artesãos, feirantes, produtores, designers, artistas, produtores culturais, gestores públicos e consumidores de produtos criativos e feiras urbanas.

O I Encontro Rede feira Criativa é o resultado de um movimento baseado no processo criativo e no fomento de novos modelos de negócio. A iniciativa motivou a junção de esforços de representantes de diversos setores da sociedade civil, como a Embaixada Social e a Rede E-Creativa Ceará, o Fórum de Economia do Negro e Fundo Rotativo, o Fórum de Economia Criativa, e do setor público, com representação da Secult, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Câmara Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de representantes de feirantes e proprietários de bares com espaços para mostras e venda de produtos.

Coordenador dos Pontos de Cultura da Secult, Xauí Peixoto destaca a força do crescente movimento de feiras urbanas, com uma grande quantidade de empreendedores autônomos que criam e comercializam seus produtos, sejam eles artísticos, artesanais, de design ou mesmo gastronômicos. “Essas novas possibilidades de produção e comercialização são uma forma de inserção social, de convivência diferenciada e também de geração de renda para muita gente. Daí a importância de a sociedade civil e o poder público contribuírem para dar mais visibilidade e estímulo a este cenário”, justifica Xauí. Entre as proposições já apresentadas pela Secult, para discussão com a rede, está a catalogação de produtos comercializados e de artesãos participantes das feiras, bem como a criação de um calendário desses eventos, incluindo a programação artística. “As intervenções dos artistas de rua têm uma relação genuína com estes eventos, e a nossa ideia é promover essa integração de forma sistematizada”, reforça Xauí Peixoto.

Segundo os organizadores do I Encontro “Rede Feira Criativa”, as feiras vêm acontecendo sem uma comunicação entre si, realizadas muitas vezes em datas e horários iguais, dividindo público e expositores. Outro aspecto a ser considerado quanto ao tema é a vocação turística de Fortaleza, que cria uma possibilidade importante para este segmento. “Com o estímulo ao modelo de feira urbana se abre uma nova solução de comercialização, com a vantagem de ser de baixo custo, desde a logística de montagem, o transporte de mercadorias pelos produtores e a desmontagem. O formato diferenciado atrai um grande publico que procura produtos novos com qualidade e valores acessíveis”, aponta o coordenador dos Pontos de Cultura da Secult.

I Encontro Rede Feira Criativa – Programação

Domingo 27/4

9h – Abertura

10h – Roda de Conversa: Rede Feira Criativa e suas oportunidades

14h – Roda de Conversa – Vinil, Mais Que Uma Paixão!

16h – Abertura da Feira \ Encontro de DJ´s Tocando Vinil e Contando Histórias

19h – Projeto de Chorinho “KAYA No Choro” Com a participação especial do bandolinista Macaúba

Kukukaya

Avenida Pontes Vieira, 55, Fátima, Fortaleza – CE