Sistema de Bibliotecas e projeto Mais Bibliotecas reúnem gestores públicos e lideranças

23 de abril de 2014 - 12:41

Em parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, e o projeto Mais Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, está sendo promovido, ao longo desta quarta-feira, 23/4, Dia Mundial do Livro, o Encontro com Gestores Públicos e Lideranças. O objetivo do evento, realizado no auditório do Centro Dragão do Mar, é contribuir para diminuir o número de municípios sem bibliotecas e para reforçar a qualidade desses espaços nas cidades que já contam com o equipamento. Na manhã desta quarta, a reunião contou com representantes de 55 cidades cearenses.

Conhecer as realidades específicas e socializar informações sobre os procedimentos para instalação e manutenção de bibliotecas públicas é outro objetivo do encontro, que também visa à sensibilização e à mobilização dos gestores públicos quanto à importância das bibliotecas para o desenvolvimento dos municípios. A promoção e a articulação de diferentes atores em torno da implantação e qualificação de bibliotecas públicas é outro eixo trabalhado no evento, que reúne secretários de cultura e de educação, de municípios de todas as regiões do Estado, além de representantes, gestores e servidores de bibliotecas.

A secretária adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes, destacou a importância de os municípios aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Cultura para instalação e qualificação de bibliotecas. “Os municípios contam com esse apoio, e é importante que também façam sua parte, garantindo locais adequados para as bibliotecas e contratação de pessoal qualificado. A leitura é o espaço em que o cidadão forma a sua visão de mundo, amplia a sua leitura da realidade. Por proporcionar um estímulo à leitura e ao debate, as bibliotecas merecem e precisam desse cuidado”, destacou Ana Márcia.

A secretária adjunta também frisou o compromisso da Secult com a reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel e com as obras de integração entre o equipamento e o Centro Dragão do Mar – ambas as obras com prazo de conclusão até o final deste ano. E destacou o trabalho da Secretaria para garantir contratação de servidores para a Biblioteca, através do primeiro concurso público da história da Secult, a ser aprovado pela Assembleia Legislativa neste ano, com 70 vagas.

Enide Vidal, diretora da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, responsável por gerenciar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, também ressaltou a importância da conscientização dos gestores municipais quanto à necessidade de investimento nas bibliotecas públicas. “Cidade sem biblioteca é cidade sem leitura. o encontro de hoje é importante para que possamos discutir a realidade das bibliotecas no Ceará, os problemas e desafios, e buscar soluções, incluindo a parceria com o Ministério da Cultura”, aponta Enide.

Para Cida Fernandez, representante do projeto Mais Bibliotecas Públicas, a mobilização da sociedade é primordial para exigir qualidade nas bibliotecas, tanto em estrutura quanto em pessoal capacitado. “A Colômbia só avançou na Lei de Bibliotecas porque a sociedade se politizou, cobrou os seus direitos e ficou atenta para exigir essa qualidade”, destacou.

Outra das participantes do encontro, a bibliotecária Clarice Pereira de Sousa, da Biblioteca Dolor Barreira em Fortaleza, enfatizou a necessidade de políticas públicas continuadas, para mais estímulo ao livro e à leitura e para uma melhor ação das bibliotecas. “Não adianta mudar e zerar tudo ao começo de cada nova gestão pública, desperdiçando dinheiro e aprendizado. As bibliotecas públicas precisam de políticas e ações de continuidade”. Entre outros debatedores do encontro, participaram da reunião Aparecida de Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, e Regina Holanda, presidente da Associação dos Bibliotecários do Ceará.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura