Lorena Nunes em reapresentação no Teatro Carlos Câmara: Ouvi dizer que lá faz sol

23 de abril de 2014 - 12:39

Quem não foi ao Teatro Carlos Câmara, no último dia 17, para a pré-estreia do novo show da cantora e compositora Lorena Nunes, terá uma segunda chance nessa quinta-feira (24), às 18h30min – Rua Senador Pompeu, 454 – Centro. Ela sobe novamente ao palco do equipamento, com o show “Ouvi dizer que lá faz sol”, que reúne canções de compositores cearenses da nova geração, como Caio Castelo, Carlos Hardy, Caiô e David Ávila. A apresentação dá sequência à retomada da programação musical do teatro, reaberto ao público no dia 27 de março. Mantido agora pela Secretaria da Cultura do Estado, o Teatro Carlos Câmara teve grande importância para a música cearense ao longo das décadas de 70 e 80.

“Ouvi dizer que lá faz sol” é um espetáculo integralmente dedicado a um repertório de compositores cearenses contemporâneos, garimpado ao longo de oito meses de desenvolvimento de um dos cinco projetos musicais selecionados e patrocinados pelo Porto Iracema das Artes, interface de formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O show foi trabalhado no Laboratório de Música do centro de formação Porto Iracema das Artes, sob orientação do nacionalmente renomado produtor Beto Villares (Zélia Duncan, Siba e Céu), com direção musical do compositor e multiinstrumentista cearense Claudio Mendes, da banda Mobília, e direção artística de Uirá dos Reis.

“As duas apresentações no Teatro Carlos Câmara são uma oportunidade muito importante de mostrar ao público a pré-estreia desse show concebido com muito cuidado e atenção, desde a realização do projeto, até a pesquisa de repertório, destacando exclusivamente compositores cearenses da nova cena, em uma escolha sugerida com sutileza desde o nome do show”, destaca Lorena Nunes, que acaba de retornar de participação em uma feira musical internacional, realizada em Cabo Verde, em que a música cearense esteve em destaque.

“Mais do que uma apresentação musical, o ‘Ouvi dizer…’ é um projeto coletivo de vivência, atividade, concepção desenvolvimento e montagem de um novo espetáculo que parte da música e dialoga com diferentes linguagens artísticas e que tem o objetivo de circular no Ceará e em diferentes praças, levando uma amostra do que se faz de novo na nossa música”, acrescenta a intérprete.

Assim, o show contempla composições de jovens autores, como Caio Castelo, Carlos Hardy, David Ávila, entre outros. “Durante esta garimpagem, tivemos contato com muitas composições, e o interessante é este trabalho em rede. Para onde nós levarmos este projeto, levaremos os nomes destes compositores, um recorte dessa cena nova cearense”, aponta Lorena, sobre o show que contará com Claudio Mendes (guitarra e teclado), Thiago Rocha (flauta, sax soprano e tenor), Netinho de Sá (contrabaixo elétrico, contrabaixo synth) e Igor Ribeiro (bateria, bateria eletrônica e percussão).

Para Lorena, participar desta primeira turma do Laboratório de Música foi uma experiência inesquecível. “Os Laboratórios de Criação são um sonho, os cursos livres são fundamentais porque temos um mercado ainda muito carente de formação no Ceará. Para o cenário artístico cearense, essa escola é extremamente necessária e deve continuar existindo”.

Lorena Nunes: trajetória

Cantora que tem conquistado importantes espaços e chamando atenção em Fortaleza nos últimos dois anos, Lorena Nunes iniciou sua trajetória musical com o coletivo Comparsas da Vivenda. Em pouco tempo, ganhou destaque, abriu shows de Daniela Mercury, Monique Kessous, Luiz Melodia e Lenine, cantou na Mostra de Música Petrúcio Maia, na Feira da Música de Fortaleza, no Festival de Música de Meruoca, no Festival UFC de Cultura e nas comemorações de 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, promovidas pela Secult na Praça do Ferreira. Também montou o show solo “Ai de mim”, cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa.

A retomada do TCC

“Retomamos a programação do Teatro Carlos Câmara com shows de Lúcio Ricardo, um nome de larga trajetória, que se apresentou nas duas primeiras quintas-feiras de abril. Nesta e na próxima quinta, dias 17 e 24, sempre às 18h30, o show será de um nome jovem, a cantora e compositora Lorena Nunes, que vem obtendo grande destaque na nossa cena e apresenta uma pré-estreia do seu novo show”, destaca o coordenador do TCC, o ator e produtor Fernando Piancó.

“O Teatro Carlos Câmara dialoga, assim, com a história e com o presente da nossa música, oferecendo ao público a oportunidade de conferir apresentações musicais de grande qualidade, com entrada franca, no Centro de Fortaleza”, complementa Piancó, destacando, como objetivo do TCC, se tornar novamente um espaço de referência e de encontro constante de público e artistas.

Show Ouvi dizer que lá faz sol – Lorena Nunes e banda
Data:
Quinta-feira, 24 de abril de 2014
Horário: 18h30min
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro)
Informações: (85) 3101.6763 – www.secult.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará