Secretário Paulo Mamede enaltece legado deixado pelo escritor Gabriel Garcia Marquez

17 de abril de 2014 - 21:49

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Paulo Mamede, destaca o legado do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez (foto), que morreu nesta quinta-feira (17), aos 87 anos, na Cidade do México. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto da obra, Gabo é um dos autores mais importantes do século XX, tendo entre os trabalhos mais expressivos “Cem anos de solidão” (1967), “O amor nos tempos do cólera” (1985) e “Memórias de minhas putas tristes” (2004).

“Gabriel Garcia Marquez deixa para todo o mundo um legado de arte, coragem, atitude, de uma indissociável ligação entre ética e estética. Sua partida neste momento em que encaramos as consequências de uma era de excesso de informação, escassez de tempo e de aprofundamento, e uma ameaça do triunfo da superficialidade, reforça em nós a necessidade de aguçar o olhar, de estar, como ele, mais atentos à verdadeira e profunda essência das coisas e da vida.

A clareza do seu olhar para além da capa e do verniz, alcançando a realidade e o mágico, intuindo histórias, saberes e personagens desde o mais simples até as grandes questões do nosso tempo, do nosso continente e da nossa gente, seguirá nos inspirando a ser melhores, não apenas como artistas, leitores, protagonistas das lutas da vida, por um mundo mais justo, mas principalmente como seres humanos.

O humanismo de Garcia Marquez nos faz, mais do que esperançosos, confiantes no futuro. Ficamos satisfeitos também de os caminhos de Garcia Marquez se terem cruzado com os de escritores cearenses como Socorro Acioli, que, de uma oficina com o inesquecível Gabo, partiu para alçar o voo de uma carreira literária hoje consolidada em nível internacional. Que a voz e a coragem de Gabriel continuem a contribuir para a construção de um mundo melhor.”

Paulo Mamede
Secretário da Cultura do Estado do Ceará