Secult se integra a movimento pela paz. Música, poesia e flores sensibilizam funcionários

15 de abril de 2014 - 15:20

Foi com música, poesia e flores que os funcionários da Secretaria da Cultura do Estado começaram o dia nesta terça-feira (15), numa atividade de sensibilização por uma cultura de paz no Ceará, a partir de gestos concretos e cotidianos de cada um. Reunidos no Auditório da Secult, eles foram surpreendidos pela emocionante apresentação dos tenores Antonio Garcia Júnior e Leandro Cavalcante e da soprano Itauana Ciribeli. Enquanto cantavam a música Brindsi, da ópera La Traviata, de Giuseppi Verdi, os dois rapazes distribuíram rosas brancas entre os funcionários. Além da música, foi recitada uma poesia sobre paz e lido um texto sobre amizade, ambos de autoria do servidor Benedito Teles.

A surpresa foi uma iniciativa da Secult em parceria com o Instituto da Primeira Infância, mais conhecido como Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), que tem mobilizado vários segmentos para se integrarem a um grande movimento pela paz no Ceará. A Secult é uma das cerca de 40 instituições que estão somando esforços nesse sentido. “O movimento pela paz é tão intenso e tão extenso que não pode caber dentro de uma só pessoa ou de uma só instituição”, apontou o presidente do Iprede, Sulivan Mota.

Ao argumentar por uma cultura de paz, ele falou da importância de cada um acabar com a indiferença em relação aos semelhantes. “A capacidade de enxergar o outro é que nos faz humanos”. Enxergar e tocar a alma das pessoas. Como a arte e a cultura tocam facilmente a alma humana, a Secult foi acionada e conclama artistas, produtores culturais e a população em geral. “Que a cidade seja tocada pela arte, em especial a música. A arte e a cultura é que tocam a alma, o interior, o nosso sentimento. E à medida que a arte comunica, ela transforma”, argumentou Sulivan, anunciando o movimento que pretende chamar a atenção da sociedade reunindo o máximo de pessoas em aglomerações instantâneas previamente combinadas, conhecidas como flash mobs.

O movimento começou pela própria Secult, tocando a alma dos funcionários da Secretaria. “Eu hoje ganhei o meu dia” foi uma frase que se ouviu de várias pessoas ao fim de um breve e significativo encontro, nesta semana da páscoa para os cristãos. “Independente da religião e da crença que seguimos, que as gentilezas possam ser vivenciadas”, concluiu a secretária adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes. Como a páscoa significa passagem, mudança, renovação, que o Ceará se renove construindo uma cultura de paz, porque a vida é uma celebração, como diz a música que os tenores e a soprano repetiram, a pedidos.


Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura
(85) 8878.8805 Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
(85) 3101.6761

imprensa@secult.ce.gov.br