Ceará recebe oficinas sobre plano de trabalho para Sistema Nacional de Cultura

11 de abril de 2014 - 17:26

O Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, promove nos próximos dias 28 e 30 de abril, das 9 às 16 horas, respectivamente em Iguatu e Fortaleza, oficinas sobre o Sistema Nacional de Cultura. Os representantes municipais interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição até a véspera das atividades e enviá-la para três endereços eletrônicos: acordosnc@cultura.gov.br – nordeste@cultura.gov.br – acaoculturalceara@gmail.com. O Ministério da Cultura solicita que o e-mail seja enviado tendo como assunto “Oficina SNC” seguido com o nome da cidade que o participante representa. Clique aqui para ter acesso à ficha de inscrição.

As oficinas estão sendo destinadas aos responsáveis pela execução dos planos de trabalho para implantação do Sistema Municipal de Cultura, conforme previsto em acordo de cooperação firmado com os respectivos municípios. Pela iniciativa, pretende-se informar aos participantes como cadastrar o plano de trabalho para o desenvolvimento do Sistema através da plataforma de integração e monitoramento, uma ferramenta virtual que os gestores vão precisar manejar.

A equipe do Ministério da Cultura vai informar sobre os procedimentos necessários para inserir o plano de trabalho na plataforma, como a realização de cadastro municipal no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais e o preenchimento do Formulário de Informações do Município, com dados e indicadores sobre a estrutura cultural local para monitoramento dos dados sobre o Sistema Nacional de Cultura no país.

As oficinas estão sendo conduzidas pela Secretaria de Articulação Institucional e a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, nos meses de abril e maio, tendo começado no último dia 14 por João Pessoa, capital da Paraíba. As cidades cearenses de Iguatu e Fortaleza estão entre as 15 nordestinas a serem contempladas pela ação. Todos os estados que estiverem na abrangência administrativa da Regional Nordeste do Ministério da Cultura receberão as oficinas para orientação sobre a plataforma do Sistema Nacional de Cultura.

Para facilitar o deslocamento e uma maior participação dos representantes municipais do Ceará, a Secult está orientando os gestores dos municípios localizados nas regiões Sertão dos Inhamuns, Sertões de Quixeramobim, Cariri e Centro Sul-Vale do Salgado a se inscreverem para a reunião em Iguatu – Auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira – Avenida Dr. José Holanda Montenegro, s/nº – Prado. Já os gestores das cidades que fazem parte das regiões Sertões de Crateús, Serra da Ibiapaba, Vale do Acaraú, Sertões de Canindé, Maciço de Baturité, Litoral Oeste-Vale do Curu, Litoral Leste, Extremo Oeste, Jaguaribe e Metropolitana estão convidados a fazer inscrição para a reunião em Fortaleza – Auditório da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Rua Major Facundo, 500, 6º andar – Centro (foto).

As ações referentes à adesão dos municípios cearenses ao Sistema Nacional de Cultura compreendem quatro etapas: análise da situação dos municípios que aderiram ao Sistema, o que já vem sendo realizado pela Secult, oficinas sobre a elaboração de plano de trabalho, oficinas sobre os componentes do Sistema e acompanhamento e monitoramento dos resultados. Dos 184 municípios cearenses, 117 já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura e estão constituindo o Sistema Municipal de Cultura, o que inclui a criação de órgão gestor, a realização de conferência municipal e a instituição do Conselho Municipal de Política Cultural, do Fundo Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura. Em adesões municipais à plataforma do Sistema, o Ceará ocupa o segundo lugar entre os estados do Nordeste, atrás apenas do Maranhão, e o quinto lugar entre todas as unidades da federação.

O Sistema Nacional de Cultura é o principal instrumento para que o Ministério da Cultura possa desenvolver políticas culturais nos estados e nas cidades, com a participação da sociedade. O sistema tornará a gestão pública de cultura mais eficaz, planejada, participativa e com melhor uso dos recursos públicos. Para os estados e cidades interessados em aderir ao sistema, o primeiro passo é a assinatura e publicação do Acordo de Cooperação Federativa. Em seguida, cada estado e cada município deverá construir seu sistema de cultura. Os elementos obrigatórios dos sistemas de cultura municipais e estaduais são: Secretaria de Cultura ou órgão equivalente; Conselho de Política Cultural; Conferência de Cultura; Plano de Cultura; e sistema de financiamento à cultura com existência obrigatória do Fundo de Cultura.

Serviço
Sistema Nacional de Cultura – Oficinas para orientação aos representantes municipais sobre o cadastro de plano de trabalho

Data: Segunda-feira, 28 de abril de 2014
Local: Iguatu – Auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira – Avenida Dr. José Holanda Montenegro, s/nº – Prado