Músicos cearenses participam de feira internacional em Cabo Verde

9 de abril de 2014 - 10:15

Artistas representantes da nova cena da música do Ceará estão participando, através da Feira da Música de Fortaleza e com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, da Atlantic Music Expo (AME), realizada de 8 a 10 de abril em Cabo Verde.  A Atlantic Music Expo é uma plataforma para intercâmbios cultural entre Europa, África e América, que traz uma programação de conferência, oportunidades de encontros de negócios, mercado profissional e “showcases” (apresentações musicais de curta duração, demonstrando o trabalho e a estética de um artista), tornando-se um espaço de trocas de experiências e conhecimentos e de possibilidades de ampliação de contatos para profissionais internacionais da musica.

Esta é a segunda edição do evento, e também a segunda participação da Feira da Musica de Fortaleza na Feira de Cabo Verde, em que pela primeira vez o Ceará conta com estande próprio e com a presença de músicos selecionados para representar o Estado no evento.

Os músicos estão tendo oportunidade de se conectar com produtores e programadores de festivais internacionais, de divulgar seus discos, trocar experiências com outros artistas do mundo inteiro e assim procurar expandir seus trabalhos para fora do Brasil. A Feira da Musica de Fortaleza também está programando “showcases” desses artistas em outros espaços, além, da Music Expo.

Com a proposta de promover uma “festa brasileira em Cabo Verde”, estão participando do evento a banda Os Transacionais, além de cantores e compositores da nova geração da música cearense, como as cantoras Lorena Nunes e Lídia Maria e os cantores, compositores e guitarristas Caio Castelo e Vitoriano. Os interpretes apresentarão seus trabalhos autorais acompanhados dos Transacionais (com Vitoriano, Jolson Ximenes e Miguel Basile) e dos músicos Marcelo Holanda, Claudio Mendes e Alex Ramon.

A seleção dos artistas foi feita de forma que os cantores possam fazer seus shows individuais e também interagir em entre si, fazendo participações nas apresentações dos outros e também compondo a Festa do Brasil, com musicas autorais e a contagiante musica retrô brasileira dos Transacionais. Integram-se à equipe a produtora e coordenadora de programação da Feira da Musica de Fortaleza Thais Andrade e o diretor técnico e proprietário da BaltaSom,  Bebeco Baltaduonis, visando garantir a produção e qualidade técnica dos shows dos artistas cearenses em Cabo Verde.