O fabuloso mundo da literatura e do circo na V Feira do Livro Infantil de Fortaleza

8 de abril de 2014 - 12:07

A Praça do Ferreira e o Centro Cultural Banco do Nordeste vão se transformar em grandes espaços de fantasia e conhecimento no período de 9 a 12 de abril de 2014, quando ocorre a V Feira do Livro Infantil de Fortaleza. Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado e uma programação inteiramente gratuita, o evento fará uma homenagem à arte circense, contando com atrações locais, nacionais e estrangeiras.

Em ambientes revestidos da magia do circo, a programação contará com lançamentos de livros, saraus, contações de histórias, palestras, encontros com autores e ilustradores de literatura infanto-juvenil e oficinas para crianças, jovens e professores. A V Feira do Livro Infantil de Fortaleza vem promover a leitura e a literatura infantil e juvenil, valorizando a produção das pequenas editoras do Ceará e do Nordeste e facilitando o acesso do respeitável público. Durante o evento, os livros serão vendidos com descontos de até 40%, inclusive nos lançamentos, na expectativa de superar os números da última edição, quando as vendas ultrapassaram a quantidade de seis mil livros.

A literatura infanto-juvenil cearense estará representada com a disposição dos livros nos estandes e também com a participação dos autores nas diversas atividades da programação, entre eles Arievaldo Viana, Assis Almeida, Gylmar Chaves, Klevisson Viana, Raymundo Netto e Rouxinol do Rinaré. Em todos os espaços haverá contação de histórias com a presença de convidados de várias partes do Brasil, México e Argentina, além de oficinas de criação de textos e tirinhas de quadrinho para as crianças, no Centro Cultural Banco do Nordeste, com a cearense Turma do Capitão Rapadura. O evento traz representantes da literatura de vários estados brasileiros, como Alexandre Azevedo, de São Paulo, Marisa Oliveira, do Rio de Janeiro, e Eliane Sá, cearense radicada no Rio de Janeiro que volta ao Ceará para lançar o trabalho mais recente – “A bolsa nova de Lili” (Sá Editora).

E vai ter espetáculo, sim, senhor, em todos os dias do evento. “O circo da lona furada” é o nome do show de abertura que a banda Dona Zefinha vai apresentar, às 18 horas dessa quarta-feira (9). As crianças flautistas de Pindoretama se apresentam na quinta-feira (10). A apresentação da Cia de Dança BCAD será na sexta-feira (11). No encerramento da V Feira do Livro Infantil de Fortaleza, no sábado (12), o público poderá prestigiar o forró do cantor e compositor Adelson Viana.

Além das atrações musicais, o circo será visto e sentido durante todo o evento, inclusive pela participação das atrações internacionais. Logo na quarta-feira, primeiro dia da feira, às 9 horas, a Praça do Ferreira recebe a literatura e a cultura mexicanas com contadores de histórias e malabares, na apresentação de Juglaria Circo y Narración, com Martín Corona, Alethia Valdes e Babú Cles (foto). No sábado, último dia do evento, haverá no Centro Cultural Banco do Nordeste, às 14 horas, a oficina para contadores de histórias e o público em geral, com a argentina Mónica Chiesa, que também fará duas apresentações especiais, na quinta-feira, às 15 horas, e na sexta-feira, às 17 horas, ambas na Praça do Ferreira.

É na Praça que ficará o principal ambiente de leituras e atividades infantis das escolas, o Espaço Endesa Fortaleza Criança, onde o público poderá conferir também os artistas circenses locais Kelly Silva, Celino Ferreira e Jil Souza, educadores do Circo Escola do Bom Jardim. Lá, os estudantes de cerca de 100 escolas públicas e particulares da capital e região metropolitana terão uma programação especial, por meio de agendamento prévio. A Endesa Fortaleza é uma das patrocionadoras da V Feira do Livro Infantil de Fortaleza, juntamente com o Banco do Nordeste, a Companhia Energética do Ceará, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado. A realização é da Casa da Prosa.

V Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Período: Quarta-feira a sábado – 9 a 12 de abril de 2014
Local: Praça do Ferreira e Centro Cultural Banco do Nordeste – Rua Conde D’Eu, 560 – Centro
Informações e inscrições de oficinas:
visitaafeira@gmail.com
www.flivrofortaleza.com

Coordenação geral: Almir Mota (85) 8807.5332
Coordenação executiva: Júlia Barros (85) 8894.2141
Assessoria de Imprensa: Aécio Santiago (85) 9906.2147 – 8723.1539 – aeciofsantiago@gmail.com
Informações e inscrições de oficinas: (85) 8526.1201 – visitaafeira@gmail.com

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará