Em obras, Cine-teatro São Luiz é cenário para trabalhos de músicos cearenses

1 de abril de 2014 - 13:34

 

Atualmente passando por obras de restauração e recuperação para ser devolvido à sociedade, o Cine-teatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, foi palco para dois trabalhos audiovisuais de músicos cearenses. O cantor e compositor Caio Castelo está lançando o clipe da música “A banda abandona a cidade”, de sua autoria, que teve o São Luiz como locação. Já a banda Plastique Noir optou pelo Cine São Luiz como espaço para produção de fotografias a serem utilizadas para o próximo disco da banda, a ser lançado até o final deste ano, através de selo com distribuição nacional.

Filmado no São Luiz em reformas, o clipe de Caio Castelo, cantor, compositor, guitarrista e pianista que vem se destacando na nova cena musical de Fortaleza, já pode ser assistido no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=HL3GUBhtYgU) e no site oficial do artista: www.caiocastelo.com.

O clipe teve direção de Allan Diniz (“Frasco Azul”) e, conforme destaca Caio Castelo, o fato de ter sido rodado em pleno processo de reforma do prédio do São Luiz proporcionou à produção uma paisagem peculiar. “As cenas do imenso espaço dedicado à plateia do cinema com apenas uma fileira de cadeiras são exemplo disso”, ressalta o compositor, que em 2013 lançou o disco “Silêncio em Movimento”.

Já a Plastique Noir produziu, no são Luiz, fotografias assinadas por Alex Costa, destinadas a integrar o material do próximo álbum do grupo. Um exemplo já pode ser acessado na fan-page da banda no Facebook (https://www.facebook.com/plastique.noir/info).

A Plastique Noir é uma banda pós-punk gótica formada no fim de 2005 em Fortaleza e conta, em sua formação atual,  Airton (vocais e eletrônicos) Deivyson Teixeira (baixo) e Danyel Teixeira (guitar) . Ganhando projeção, tornou-se atração habitual nas principais casas e festivais na capital cearense e já excursionou por outros estados do Nordeste, pelo Sudeste e pelo Centro-oeste.

O Cine-teatro São Luiz

Fechado desde 2010, a ordem de serviço para a reforma do São Luiz foi assinada em 18 de novembro de 2013. Após a reforma, o São Luiz continuará com capacidade para 1200 lugares, mas passará a ter uma configuração de Cine-teatro, tornando-se apto a abrigar, além da exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música, em uma programação a ser construída em diálogo constante entre a equipe da Secult e representantes das diferentes linguagens artísticas.

As obras de restauração e recuperação do São Luiz estão sendo executadas pela Construtora Granito Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, e contam com investimento de R$ 15.287.832,21, do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura. O equipamento, tombado pelo Governo do Estado em 1991, passará por uma completa recuperação, que inclui melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, projeção, climatização, além dos assentos, piso e revestimentos.

Conjunto de equipamentos culturais

Outros dez equipamentos culturais mantidos pela Secretaria da Cultura estão passando ou vão passar por obras de restauração, recuperação, conservação ou instalação, ao longo deste ano. As obras de recuperação e conservação do Theatro José de Alencar, de reforma do Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, e de integração da Biblioteca Pública Menezes Pimentel com o Centro Dragão do Mar já estão em andamento.

O prédio do Museu do Ceará também será restaurado, assim como o Arquivo Público, o Arquivo Intermediário e a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim. Destaque também para a instalação do Centro de Cultura e Memória Engenheiro João Felipe, que inclui a Pinacoteca do Ceará, nos galpões da antiga estação ferroviária João Felipe. Todas as obras devem estar concluídas até o final do ano.

Todas essas obras são para que nossos equipamentos guardem de forma digna sua simbologia e afetividade, pois são instrumentos de ligação entre várias gerações. O cidadão tem direito a contar com os equipamentos culturais em plenas condições de funcionamento, com programação de qualidade e atuando de forma viva, como grandes pontos de convergência da nossa cena artística e cultural”, destaca o secretário da Cultura, Paulo Mamede.