Curta o Gênero 2014: programação traz exibição de filmes e debate acadêmico

1 de abril de 2014 - 14:40

As relações entre liberdade e gênero, sexualidade, democracia, arte, fundamentalismos, violações de direitos e feminismos na contemporaneidade serão temas do “Curta O Gênero 2014”, que acontece entre os dias 7 e 11 de abril de 2014, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Durante a programação do evento, realizado pela ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero, serão exibidos 30 filmes e debatidos 28 trabalhos acadêmicos selecionados para a III Mostra Internacional Audiovisual e no III Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança.

O Curta o Gênero, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, propõe a transformação de mentalidades por meio do debate e difusão de obras audiovisuais, fotográficas e cênicas comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas, baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual.

De acordo com os organizadores, umas das novidades para 2014 são os Simpósios Temáticos do Seminário, onde estudantes e pesquisadores de todo o país poderão compartilhar suas pesquisas. No ensejo da colaboração ainda, a exposição Constastes – gênero, tempos, lugares, olhares com o tema Gênero e Liberdade, em que os ensaios serão compostos por fotografias pessoais, como narrativas de suas histórias com relação ao seu corpo, sua sexualidade e identidades por meio da imagem.

A noite de abertura será encerrada com show da cantora Di Ferreira e theDillas, banda expoente do cenário musical da noite fortalezense. Já a última noite de Curta O Gênero será fechada com outra novidade, a exibição gratuita do longa-metragem “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, vencedor de diversos prêmios em festivais e com grande repercussão de público. O filme conta histórias da trupe de teatro Chão de Estrelas, que colocava discussões de gênero, inquietações políticas, tudo com muita irreverência e sensualidade.

Debates em pauta

A abertura do Curta o Gênero 2014 será uma Mesa composta por María Magdalena Valdivieso, do Centro de Estudos da Mulher da Universidade Central de Venezuela, e Ana Maria Veiga, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. O encerramento, que abordará desafios do pensamento feminista terá conferência com a portuguesa Conceição Nogueira, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho. Para falar sobre práticas e prazeres sexuais dissidentes, terão nomes de importantes pesquisadores da área, como a professora colombiana María Elvira Benitez, de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bruno Zilli, pesquisador associado do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM/IMS/UERJ. Para discutir diversos olhares feministas, a programação contará com a colaboração da professora associada de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina, Cláudia Junqueira. A ativista Sônia Corrêa, fundadora da organização feminista brasileira SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia, e o argentino Mario Pecheny, professor e pesquisador em diversas universidades e grupos acadêmicos, entre eles Universidade de Buenos Aires, dividirão a mesa “Horizontes incertos: Estado, fundamentalismos e direitos sexuais e reprodutivos no Brasil”.

O Curta o Gênero acontecerá de 7 a 11 de abril de 2014, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Curta O Gênero 2014

. 7 a 11 de abril de 2014

. Casa Amarela Eusélio Oliveira: Av. da Universidade, 2591, Benfica. Fortaleza – CE

. Assessoria de Comunicação:

Monique Linhares – 8659.4762

Sarah Coelho – 8861.2111

. www.curtaogenero.org.br

. Telefone: 55+ (85) 3495-1887

Ficha Técnica Mostra Audiovisual Internacional::

A Escolha de Sophia ( dir.: Xandra Stefanel / Brasil-Canadá)

Abrigo ao Sol (dir.: Emerson Evêncio / Espírito Santo: Brasil)

Acalanto (dir.: Arturo Saboia / Maranhão: Brasil)