Secult lamenta perda de Alfredo Miranda, personagem de Viçosa e do Ceará

29 de março de 2014 - 22:47

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Miranda, mestre no toque do pife e referência para o município de Viçosa do Ceará e para todo o Estado. A Secult presta sua homenagem a Alfredo Carneiro de Miranda, que se despediu aos 98 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória registrada na madrugada de sábado, 29/3, e destaca a importância de sua obra musical e de seu trabalho admirado especialmente por todos que vivem em Viçosa do Ceará ou visitam a cidade serrana, de grandes contribuições para a história e a cultura do Ceará.

A visita à Casa dos Licores, para ouvir seu Alfredo tocar o pife e dividir alguns dedos de prosa, há décadas se tornou um dos momentos mais ricos e significativos para quem vai a Viçosa. Entre licores dos mais diversos, biscoitos, sequilhos e cachaças artesanais guardadas de acordo com o ano de fabricação, o casarão dos Mapurunga e Miranda sempre esteve de portas abertas para receber os visitantes com bons dedos de prosa e com muita música. Momentos que seguirão na memória de tantos quantos visitaram seu Alfredo e se impressionaram com sua sabedoria carregada de simpatia, com o toque do pife unindo destreza e intuição.

Uma musicalidade nata e singular, felizmente registrada, por iniciativa do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho e de outros mestres da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, integrantes do Laboratório de Estudos da Oralidade, que lançou o CD “Alfredo Miranda ao Pife”, com 22 temas, lançado em 2005 no Museu do Ceará. Através desse álbum, os baiões, xotes, polcas, choros e mazurcas que seu Alfredo esculpiu no tempo, desde os quatro anos de idade, passando pela sonorização dos filmes no Theatro Pedro II e das festas no Círculo Operário, poderão seguir arregimentando novos admiradores.

Uma herança musical que se soma a um amplo leque de referências legadas por Viçosa ao Ceará e ao Brasil: da Banda Democrata, do maestro Zé Pedro, à Marreta do carioca Raimundo Juvêncio, das canções na voz suave de Humberto Pinho à guitarra e aos temas instrumentais de Cristiano Pinho, dos arranjos e formações do maestro Poty Fontenele ao canto de Inês e Marina Mapurunga, entre outros importantes artistas egressos da cena musical da cidade que também recebe anualmente o Festival Música na Ibiapaba, reforçando sua vocação para a formação artística e cultural.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará presta homenagem a seu Alfredo Miranda e se solidariza com seus familiares e conterrâneos, destacando a importância da vida e da obra de Seu Alfredo para um Ceará melhor.

Paulo Mamede

Secretário da Cultura