Novidades da Teia 2014 foram anunciadas no Fórum Cearense de Pontos de Cultura

23 de março de 2014 - 14:30

“Iaiá você vai para Penha, me leva, me leva, ô”. Ao ritmo das canções da cearense Eliane Brasileiro, foi aberto o segundo dia de atividades do 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com representantes de 73 Pontos de Cultura e de 14 Pontos de Memória, o Fórum consolida o Ceará como um dos estados protagonistas do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, MinC. O Fórum abre espaço também para dar visibilidades às ações estratégicas da Coordenação dos Pontos de Cultura, Estação Chico da Matilde, da Secretaria da Cultura do Ceará, para fortalecer o programa e abrir espaço para circulação da produção cultural cearense, em nível nacional  e internacional.

Na mesa de discussões “Contexto Cearense dos Pontos de Cultura”, o coordenador dos Pontos de Cultura do Ceará, Xauí Peixoto, detalhou o Programa de Gestão e Acompanhamento dos Pontos de Cultura, que prevê ações como os programas de Circulação Nacional e Internacional dos Pontos de Cultura, como a participação do Ceará no evento “Paris Berge”, que vai acontecer em junho, na França.

“Compreendemos que tão importante quanto fomentar a produção cultural é criar condições para que esta produção circule e conquiste novos mercados de apreciação e consumo da nosso riqueza cultural”, destacou Xauí.  Ele fez ainda um breve relato das ações já consolidadas nesta fase de retomada do Programa, como o ciclo de visitas “Cultura de Ponto à Ponta”, que vem percorrendo o Estado, dando consultoria aos ponteiros e fazendo um mapeamento das condições de cada um dos 240 pontos do Ceará.

Durante o Fórum, o diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC , Pedro Vasconcellos, fez o lançamento da 5° edição da Teia Nacional da Diversidade 2014, que acontecerá em Natal, entre os dias 19 e 24 de maio. Pedro conclamou todos os ponteiros para um ação colaborativa de comunicação, no sentido de dar grande visibilidade ao evento. “Em dois meses acontecerá a Teia Nacional, temos até lá um período muito importante para fazer a mobilização e divulgação. É um momento emblemático na história do Programa Cultura Viva, que está completando 10 anos”, ressaltou.

Mudanças para maior fluidez

Pedro Vasconcellos também anunciou mudanças no Programa Cultura Viva, incluindo inovações nas parcerias para novos Pontos de Cultura. “Queremos dar maior fluidez ao Programa, e sabemos que a questão da prestação de contas é um entrave forte. Por isso, estamos implantando uma nova sistemática, de premiação, que vai dar essa agilidade e não vai mais penalizar estruturas pequenas, que muitas vezes desconhecem trâmites que hoje são exigidos, como licitação”, acrescentou.

Pedro Vasconcellos adiantou ainda que está sendo estudada para os próximos convênios, que no caso do Ceará devem ser firmados em 2015, a destinação de verba específica para que a Secretaria de Cultura possa promover ações de circulação e interação entre os Pontos.

Entre as novidades da 5° edição da Teia Nacional, Pedro Vasconcelos destacou o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPdC), o Fórum da Diversidade, Fórum de Gestores, Mostra Cultura Viva, mostras artísticas e Feira de Economia Solidária, além de seminários e oficinas. Além dos Pontos e Pontões de Cultura, o MinC vai ampliar e intensificar as suas ações com o Programa, incluindo Pontos de Memória, Pontos de Leitura, CEUs, Incubadora Brasil, Cineclubes, Mais Cultura nas Escolas e Universidades.

Propostas

Durante o 3º Forum Cearense dos Pontos de Cultur quatro Grupos de Trabalho discutiram dificuldades e elencaram propostas para melhorar o trabalho dos Pontos de Cultura cearenses. Veja cada uma delas

Delegados Eleitos

Após dois dias de muitas reflexões e debates, os ponteiros e ponteiras do Ceará elegeram seus representante . Confira a lista dos novos delegados da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura