3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura se consolida como segundo maior do Brasil
21 de março de 2014 - 21:07
O 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura começou nesta sexta-feira (21), em Fortaleza, como o segundo maior evento do tipo no Brasil. “O Fórum Cearense fica atrás apenas do Fórum de São de Paulo”, comparou o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, diante de uma plateia de representantes de 73 Pontos de Cultura que lotou o auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, maior equipamento cultural do Estado.
Na avaliação do representante do Ministério da Cultura, eventos como os fóruns são fundamentais para dar sentido à rede de Pontos de Cultura, promover discussões, compartilhar ideias e experiências e constituir uma pauta comum dos grupos e instituições. “No Sudeste, nós sabemos da proatividade de vocês, do Ceará, mas ver isso presencialmente nos deixa mais animados”, endossou a representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Mãe Isabel, dirigindo-se aos participantes do fórum.
O Ceará tem a segunda maior rede de Pontos de Cultura do país, sendo 40 por meio de convênios firmados diretamente com o Ministério da Cultura e 200 com a Secretaria da Cultura do Estado, em 131 dos 184 municípios. “Esse é um dos programas mais importantes lançados pelo Governo Federal na última década”, avaliou o secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede, referindo-se à valorização que o Programa Cultura Viva, por meio dos Pontos de Cultura, promoveu para diversos segmentos e linguagens.
O diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura também ressaltou o trabalho, conquistado nos últimos dez anos, de reconhecimento de grupos que, até então, não eram ouvidos nem apoiados. “Além disso, o Programa Cultura Viva inverteu uma lógica – não é o Estado que produz cultura, mas a sociedade – e passou a valorizar o que tem sido produzido de mais rico em cultura pela sociedade”.
O representante do Ministério da Cultura conclamou os Pontos de Cultura para uma mobilização contra o que denominou de ofensiva brutal de setores conservadores nacionais e internacionais, a exemplo do agronegócio e do sistema financeiro, para impedir o avanço das conquistas sociais alcançadas por segmentos historicamente excluídos, setores que passaram a ser valorizados inclusive via Programa Cultura Viva. “Gays, lésbicas, mulheres, negros, índios e também a cultura popular e tradicional… A ofensiva não é dos gestores de cultura, mas de quem tem interesses que não são a favor do que queremos”, observou Pedro Vasconcellos.
Aproveitando a deixa do diretor de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, João Wilson Damasceno, que sinalizou com uma programação própria dos Pontos de Cultura para o equipamento no segundo semestre de 2014 e colocou a Escola Porto Iracema das Artes à disposição para atividades de formação, o secretário da Cultura ressaltou a importância da Escola exatamente pelo trabalho de capacitação que desenvolve. “Trata-se do equipamento mais importante do Dragão do Mar. Nós já temos dois mil alunos, e é muito pouco”, provocou Paulo Mamede, incentivando os Pontos de Cultura a procurarem a Escola.
A mesa de abertura do 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura foi composta também pelo coordenador dos Pontos de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado, Xauí Peixoto, além de representantes da Comissão Cearense dos Pontos de Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – no evento estão representados 14 Pontos de Memória, na perspectiva de estreitar a relação com essas instituições e inseri-las no debate sobre o Programa Cultura Viva.
O 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura prossegue nesse sábado (22), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 8 horas, com mesas sobre o contexto cearense dos Pontos de Cultura – avaliação e perspectivas e apresentação da Teia Nacional, além de balcão de atendimento e grupos temáticos. Ao fim do evento, haverá a apresentação dos encaminhamentos e propostas dos grupos temáticos e a definição dos representantes para a Comissão Cearense dos Pontos de Cultura e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e dos delegados para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura
(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira
(85) 9608.5822 – Sonara Capaverde
(85) 3101.6761(85) 3101.6761
imprensa@secult.ce.gov.br