Bienal do Livro: Secult, secretarias de Educação e Sesc discutem programação infantil

20 de março de 2014 - 12:25

Dando continuidade às ações preparatórias para a Bienal do Livro do Ceará em 2014, que ocorrerá no período de 5 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos, foi realizada na última segunda-feira (17), na Secretaria da Cultura do Estado (Secult), uma reunião para discutir a programação infantil. Além dos representantes da Secult – a secretária adjunta, Ana Márcia Diógenes, a coordenadora de Políticas do Livro e Leitura, Concy Beserra, e a coordenadora de Ação Cultural, Glícia Gadelha -, participaram do encontro o curador da programação infantil, escritor Kelsen Bravos, dois representantes da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), mais dois da Secretaria da Educação Básica do Estado (Seduc) e três do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A XI Bienal do Livro do Ceará será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secult e de secretarias e instituições parceiras. Durante a reunião para discutir a programação infantil do evento, que incluirá oficinas, contações de histórias e apresentações artísticas, os participantes também já começaram a conversar sobre os horários e dias de visitação e abertura dos estandes, considerando especificidades dos públicos infanto-juvenis de Fortaleza e dos municípios da região metropolitana.

Os representantes da Secult, Seduc, SME e Sesc trataram ainda sobre os espaços que devem ser destinados a crianças e adolescentes, estudantes da rede pública e particular, dentro da grande área que vai estar ocupada pelo evento. A Bienal vai utilizar todo o Pavilhão Leste e o Salão Jericoacoara, do Pavilhão Oeste, do Centro de Eventos. No primeiro piso, acontecerá a feira propriamente dita. Nos mezaninos 1 e 2 será realizada a programação paralela, que inclui palestras, oficinas, seminários e peças teatrais, entre outras atividades. Os grandes shows ocorrerão no Salão Jericoacoara.

As secretarias de Educação de Fortaleza e do Estado e o Sesc aproveitaram a reunião preparatória para já apresentar a proposta de espaço a ser utilizado por cada uma dessas instituições, inclusive com bibliotecas infantis e infanto-juvenis e cantinhos de leitura. “Como temos uma preocupação mais qualitativa, a Bienal deste ano vai ocupar uma área maior, mas com menos estandes, corredores mais largos e área de circulação mais ampla”, observou a coordenadora de Políticas do Livro e Leitura, Concy Beserra.

Durante a reunião na Secult, os participantes também sugeriram ideias a serem adotadas pelas escolas para fazer com que os estudantes já passem a ter contato com a obra e a biografia do contista cearense Moreira Campos (foto), tema central da Bienal de 2014. Para os dias do evento, uma das propostas da Seduc, por exemplo, é encomendar um cordel sobre o autor para ser distribuído entre a criançada no início das atividades.

José Maria Moreira Campos nasceu em Senador Pompeu, em 1914, e morreu aos 80 anos, em Fortaleza, em 1994, como um dos mais importantes contistas brasileiros. Desde os primeiros contos, Vidas Marginais, de 1949, até a última obra, Dizem que os cães veem coisas, publicada em 1987, Moreira Campos fez uma trajetória admirável nesse gênero literário, tendo traduções para o inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura
(85) 8878.8805 Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
Foto:
http://universomoreiracampos.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
(85) 3101.6761
imprensa@secult.ce.gov.br