Cultura de Ponto à Ponta: Secult dá continuidade a ciclos de visitas pelo interior do Ceará

13 de março de 2014 - 11:08

Dando sequência aos ciclos de visitas da Secretaria da Cultura do Estado pelo interior do Ceará, a Coordenação dos Pontos de Cultura chega nessa quinta-feira (13) ao Sertão Central, onde acompanhará dois grupos em Quixeramobim – Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico, Natural de Quixeramobim e Associação dos Assentados e Assentadas do Assentamento Recreio. Na sexta-feira (14), serão visitados outros dois Pontos – Associação Cultural, Artística e Ecológica de Quixadá e Associação dos Produtores Familiares de Ibaretama. É o “Cultura de Ponto à Ponta”, uma ação permanente da Secult, que integra os trabalhos da Coordenação dos Pontos de Cultura e de outros setores da Secretaria.

A exemplo do que foi realizado no primeiro ciclo de visitas, de 18 a 24 de fevereiro, os Pontos de Cultura de Quixadá e Ibaretama receberão orientações técnicas, jurídicas e contábeis. A equipe da Secult tem aplicado questionários e conversado com os ponteiros sobre desafios da gestão dos Pontos e dificuldades na prestação de contas relativas aos convênios. As instituições visitadas estão para receber a terceira parcela de recursos, mas falta a devida prestação de contas. Para além da análise sobre a execução dos projetos, o monitoramento tem como objetivo identificar mudanças sociais, comportamentais, políticas e culturais surgidas a partir da constituição dos Pontos de Cultura nesses locais.

O primeiro ciclo de visitas passou pelas macrorregiões do Litoral Leste-Vale do Jaguaribe, Cariri-Centro Sul e Sertão dos Inhamuns, percorrendo 1.760 quilômetros e chegando a 12 cidades: Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Crato, Farias Brito, Assaré, Santana do Cariri, Milagres, Brejo Santo, Jati, Auiaba, Tauá e Crateús (foto).

A primeira experiência do “Cultura de Ponto à Ponta” também incluiu a divulgação dos Editais Secult 2014 de apoio a projetos artístico-culturais, além de orientação aos municípios sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Essas ações foram conduzidas pela Coordenadoria de Ação Cultural e envolveram representantes de 12 municípios do Vale do Jaguaribe, 13 do Cariri e dois do Centro-Sul e Vale do Salgado.

Dos 184 municípios cearenses, 108 já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura e estão constituindo o Sistema Municipal de Cultura, o que inclui a criação de órgão gestor, a realização de conferência municipal e a instituição do Conselho Municipal de Política Cultural, do Fundo Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura. Com 58,7% de adesão, o Ceará ocupa o segundo lugar entre os estados do Nordeste, atrás apenas do Maranhão, e o sexto lugar entre todas as unidades da federação.

À primeira caravana do “Cultura de Ponto à Ponta” também se juntaram dois integrantes da organização da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Por meio do programa CirculaDança, a Bienal atua especificamente no interior, promovendo a interligação entre os municípios de diferentes regiões e proporcionando maior visibilidade e fortalecimento do cenário artístico de cada cidade. A intenção dos organizadores é desenvolver as ações do programa em parceria com os Pontos de Cultura instalados nos municípios selecionados. Durante o ciclo de visitas da Secult, eles apresentaram aos municípios a proposta da Bienal e do CirculaDança para 2014 e avaliaram as condições para o estabelecimento das parcerias nessas cidades.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura