Prosseguem as ações preparatórias para a 11ª Bienal do Livro do Ceará

11 de março de 2014 - 16:52

Continuam as ações preparatórias para a Bienal do Livro do Ceará 2014, que será realizada no Centro de Eventos, de 5 a 14 de dezembro, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e de secretarias e instituições parceiras. Na tarde desta terça-feira, 11/3, uma nova reunião da comissão de curadoria e organização foi realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação da secretária adjunta da Cultura, Ana Márcia Diógenes, do presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, da coordenadora de Ação Cultural da Secult, Glícia Gadelha. E também da coordenadora de Políticas de Livro e Leitura da Secult, Concy Beserra, do escritor Kelsen Bravos, da livreira Mileide Flores e da professora do Curso de Letras da UFC Elis Teixeira.

Além de preparativos quanto à produção da Bienal, a reunião reafirmou o objetivo de realizar um evento de grandes dimensões, contemplando diferentes segmentos da cena literária, do infantil ao acadêmico, do juvenil às biografias, dos estreantes aos veteranos, dos livros para públicos mais específicos às publicações de maior apelo e resposta de público. “A ideia é contemplar, com destaque e visibilidade, tanto autores, editoras e livreiros locais quanto nomes e empresas consagrados no cenário nacional, além de escritores internacionais”, destaca a secretária adjunta, Ana Márcia Diógenes.

“Trabalhamos para construir uma Bienal capaz de mobilizar e seduzir diferentes públicos, com variadas interfaces (feira de livros, lançamentos, debates, oficinas, apresentações artísticas), primando pela qualidade. Como objetivo geral, fomentar a cena local, estimular a leitura e aproximar leitores e autores”, aponta Ana Márcia.

Outra diretriz da Bienal é a integração com as ações das políticas de educação e de livro e leitura do Ceará, com a presença de estudantes e professores das escolas da rede estadual, de representantes da rede estadual de bibliotecas, a participação dos agentes de Leitura e ações para visibilidade a livros de autores cearenses, publicados com apoio da Secretaria da Cultura através dos editais do Mecenato e de Incentivo às Artes. Quanto ao conteúdo, destaque especial para o contista cearense Moreira Campos e para a ambiência cultural da década de 40, incluindo cenografia especialmente preparada pelo renomado André Scalazari.

As diferentes interfaces da Bienal, o diálogo com os autores, editores e livreiros locais, nacionais e internacionais, as estratégias de comunicação para diferentes públicos, a formatação dos espaços no Centro de Eventos e o desenvolvimento de conteúdo foram outros temas tratados pelos curadores e organizadores da Bienal. As reuniões preparatórias para a Bienal continuarão acontecendo semanalmente, no Centro Dragão do Mar e na sede da Secult.