Ponto de Cultura realiza Fórum sobre Patrimônio em Quixeramobim

11 de março de 2014 - 16:35

“A Casa Antônio Conselheiro no contexto do centro do Ceará: conquistas patrimoniais – Cultura, educação e turismo” é o tema do Fórum que acontece nesta quarta-feira, 12/3, em Quixeramobim, às 18h, dentro da programação da Mostra Cultural Conselheiro Vivo 2014, que discute a trajetória de Conselheiro e os múltiplos significados e abordagens de suas ações e da história de seu tempo.

O Fórum, organizado pelo Ponto de Cultura IPHANAQ- Instituto de Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, recebe o arquiteto Artur Costa para conversar com o público e propor temas no intuito de encaminhar coletivamente decisões a ganhar forma na vida da população, como o patrimônio edificado no Centro da cidade e a própria formação de acervo e funcionamento da Casa.

A programação da Mostra inclui ainda exposição individual do arquiteto Clewton Nascimento, que reúne 10 desenhos que registram bens culturais do município de Quixeramobim, nas dimensões do rural e do urbano. São traços elaborados com sofisticação e originalidade produzindo imagens resultantes dos olhares e viagens feitas pelo artista ao município. Além de imagens zona rural, como a da Casa do Assentamento Recreio (a 9 km da da cidade), os desenhos trazem em sua maioria edificações localizadas no Centro do Ceará, que formam a paisagem em volta da Casa onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.

Na Casa Antônio Conselheiro

18h: Na Boca da Noite – Continuação do 1º Fórum A Casa Antônio Conselheiro e os usos de Cultura e Turismo, na sala da Casa.

Tema em debate: A Casa Antônio Conselheiro no contexto do Centro do Ceará: conquistas patrimoniais – Cultura, Educação e Turismo.

Proposição: Arquiteto Artur Costa e convidados, com Roda de conversa entre o público e entidades realizadoras.

Participação da Superintendência Estadual do Iphan-Ceará.

20h – Feira do Belo Monte: Música e cotidianos. Exposição de Estandes e Barracas em frente à Casa Antônio Conselheiro, ao som de sanfoneiros e artistas convidados.

Temática da noite na Feira: Artesanato e criações artísticas

Organização: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cetra Assessoria, Prefeitura de Quixeramobim, IAC, ONG Iphanaq, Instituto dos Jovens Rurais de Quixeramobim e Grupos de Artesanato.

Sanfoneiros da noite: Nonô e Antônio Segundo (acompanhados de Regional Musical)

Ponto de Cultura Patrimônio Vivo

A ONG IPHANAQ foi criada no ano de 2004. Desde então, tem participado critica e ativamente do debate sobre a Cultura em Quixeramobim e realizado projetos que visam à formação cultural. Em decorrência desse trabalho, a ONG foi contemplada com aprovação do Projeto Patrimônio Vivo no edital público de seleção de Pontos de Cultura, em 2009.

O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é financiado pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e tem por objetivo a capacitação de jovens para desenvolver projetos de registros e documentação culturais em Quixeramobim. A metodologia utiliza-se de oficinas, divididas em módulos e compostas de atividades teóricas e práticas, além de orientações em software livre. As oficinas são conduzidas por profissionais de competência demonstrada em áreas afins aos objetivos do projeto. Os módulos foram divididos entre os seguintes temas: educação patrimonial, gestão cultural, arquivo e documentação, fotografia e vídeo.