Resgate da memória do Dragão do Mar marca o centenário de morte do “Chico da Matilde”

7 de março de 2014 - 15:16

O ato pelo centenário da morte do líder abolicionista, o jangadeiro Chico da Matilde, em 06 de fevereiro de 1914, serão marcadas pelo resgate completo da memória deste “herói cearense” e pela discussão de políticas transversais de igualdade racial, como destacou o coordenador Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ivaldo Paixão. A declaração foi feita durante o “Ato de homenagem a Chico da Matilde, o Dragão do Mar”, na noite desta quinta-feira, 6, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A solenidade contou também com a presença da secretária-adjunta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Ana Márcia Diógenes, do deputado estadual Lula Morais, ator da emenda constitucional que tornou o dia 25 de março data magna do Estado do Ceará,  e da diretora de Planejamento e Gestão do Dragão do Mar, Maninha Morais, e .

O protagonismo do Ceará na luta pelo fim da escravatura e o heroísmo do jangadeiro “Chico da Matilde” foram lembrados com alusão ao espaço do Centro Dragão do Mar. “Construir este espaço cultural aqui, nas proximidades do primeiro porto do Ceará, e dar o nome de Dragão do Mar resgata para a cena urbana a memória e o feito deste nosso herói popular”, ressaltou Maninha Morais. Para a secretária-adjunta da Secult, Ana Márcia, é importante lembrar o heroísmo dos homens e mulheres que estiveram à frente da luta pela desigualdade racial. “Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade onde existe um racismo velado, por problemas de formação e, principalmente, de desinformação”, salientou Ana Márcia. Ela reforçou ainda o compromisso da Secretaria em perpetuar este legado deixado por figuras como o Dragão do Mar, promovendo ações que privilegiem a diversidade cultural do povo cearense.

A solenidade contou ainda com a homenagem do cordelista Klévisson Viana, que recitou um cordel fazendo referência a vida de Chico da Matilde, das cantoras Liliana Araújo e Auri de Yurua e do grupo Caravana Cultural em um “Tributo ao Dragão Mar”.

Durante o ato foi lançado o seminário “De Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar”, que se realizará nos dias 22 e 23 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Programação do Seminário

22 de março

8h às 9h30 // Painel 1: TERRITÓRIO QUILOMBOLA: PROCESSO DE RECONHECIMENTO E TITULAÇÃO

Conferencista: Dra. Gilvânia Maria da Silva – Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas (DFQ) INCRA -DF // José da Guia – Antropólogo do INCRA -CE

Coordenadora da mesa: Dra. Márcia Sousa e Silva, defensora pública.

9h30 às 9h45 – Coffee Break

9h45 às 11h // Painel 2: ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA DO CEARÁ

Conferencista: Audifax Rios – Jornalista, escritor, radialista e artista plástico // Coordenador da mesa: – Ivaldo Paixão, Coordenador Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (GABGOV CEPPIR).

11h às 12h30 // Painel 3: RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Conferencista: Vilson Caetano de Sousa Júnior – Pós-Doutor pela Universidade Júlio Mesquita, doutor em Ciências Sociais pela PUC – SP, atualmente professor da UFBA // Coordenador da mesa: Profa. Dra. Fátima Vasconcelos – UFC

12h30 – Intervalo – Almoço

14h às 15h30 // Painel 4: RELAÇÕES HISTÓRICAS ÁFRICA/BRASIL

Conferencista: Prof. Dr. João Bosco com Pós Doutorado Ciências Políticas- Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais –UNIFOR // Coordenador da mesa: Sônia André – Pós- Graduada em Ensino da Arte, Mestranda em Educação Brasileira

15h30 às 15h45 – Coffee Break

15h45h às 17h15 // Painel 5 : A LEI 10.639/03 E SUA INFLUÊNCIA NA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Conferencista: Profa. Dra. Vera Regina Rodrigues da Silva – Professora da UNILAB // Coordenadora da mesa: Dra. Zelma Madeira – UECE

17h15 às 17h30 // Solenidade de Abertura

Homenagem póstuma ao Presidente Dr Satiro de Oliveira Dias, ex-presidente da Província no Ceará, representado por um familiar.

17h30 às 17h45 // Apresentação Cultural

17h45 Coquetel

23 de março

8h às 9h30 // Painel 6: ANÁLISES ECONÔMICAS, HISTÓRICAS, SOCIAIS E ESTATÍSTICAS DAS RELAÇÕES RACIAIS.

Conferencista: Marcelo Paixão – Coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) – Professor da UFRJ // Coordenador da mesa: Prof. Dr. Carlos Manso – Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (Lep) do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN)

9h30 às 9h45 – Coffee Break

9h45 às 11h // Painel 7: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL – SINAPIR

Conferencista: Eunice Léa de Moraes – SEPPIR/PR // Coordenadora da mesa: Profa. Dra. Sandra Petit – UFC

11h às 12h30 // Painel 8: PROJETO JUVENTUDE VIVA E VIOLÊNCIA

Conferencistas: Severine Macedo – Secretária da Secretaria Nacional de Juventude // Ismênio Bezerra – COJUV // Cristiano Pereira – COPIR Fortaleza // Coordenador da mesa: Dr. Roosevelt Alencar – Decreto da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

12h30 – Intervalo – Almoço

14h às 15h30 // Painel 9: SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA

Conferencistas: Dra. Elizabeth Costa – Ba // Coordenador da mesa: Luciana Barros – Hemoce

15h30 às 15h45 – Coffee Break

15h45 às 17h15 // Painel 10: O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO NA III CONFERÊNCIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, A XENOFOBIA E INTOLERÂNCIA CORRELATAS

Conferencista: Prof. Dr. Amauri Mendes Pereira –UERJ // Coordenadora da mesa: Prof. Dra. Joselina Silva – UFC –Cariri

17h15 às 17h30 – Apresentação Cultural

Seminário “De Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar”

Data: 22 e 23 de março

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Informações:

3488.8600 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

3133.3710 – 3133.3711 (Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR – Gabinete do Governador do Estado do Ceará)