Festival Jazz & Blues chega à décima-quinta edição, reunindo grandes nomes

2 de março de 2014 - 14:49

O Festival Jazz & Blues está comemorando 15 edições, apresentando mais uma vez ao público a alternativa de uma programação musical bem diversificada, incluindo grandes nomes da música cearense e convidados nacionais e internacionais. A programação do evento, apoiado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura e das Cidades, se iniciou na sexta-feira, em Guaramiranga, onde continua até a terça-feira, com apresentações de artistas como Edu Lobo, Francis Hime, Olivia Hime, Robertinho do Recife, Tito Freitas, Mimi Rocha, Alysson dos Anjos e Felipe Cazaux. Também sobem ao palco jovens músicos, estudantes de escolas públicas de municípios de todas as regiões do Ceará, participantes da interface formativa do festival, o projeto Música é Para a Vida.

No sábado de carnaval, um desses jovens emocionou o público ao participar, no palco principal do festival, do show do aclamado grupo cearense Marimbanda. O violonista Axel Brendo conquistou aplausos ao interpretar, junto a Luizinho Duarte (bateria e composições), Heriberto Porto (flauta), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Thiago Almeida (teclado), “Night Club 1960”, de Astor Piazzola. Com apenas 16 anos, Axel não se intimidou ao dividir o palco com quatro consagrados nomes da música instrumental. E demonstrou o potencial dos jovens músicos reunidos para as atividades de formação do festival, iniciadas uma semana antes do evento, já em Guaramiranga, tendo como professores artistas que se apresentam no festival.

Além da Marimbanda, a noite de abertura do festival contou com o projeto Jazz In, de Fortaleza, com a cantora Natasha Faria, o guitarrista Moacir Bedê, o baixista Fábio Amaral, o saxofonista e flaustista Mário Resende e o baterista André Benedecti, relendo clássicos do jazz e apresentando composições de Bedê, Natasha e Valdo Aderaldo. O sábado teve também a improvisação sobre bases bem brasileiras do quinteto paulista Vento em Madeira, com músicos como a flautista e compositores Léa Freire, o saxofonista Teco Cardoso e a cantora Mônica Salmaso, festejando “a oportunidade de estar dentro da música”, fazendo da voz um instrumento. E com a musicalidade de Roberto Lessa (guitarra), Leonardo Vasconcelos (teclado), Victor Fontenele (baixo) e Marcelo Holanda (bateria), integrantes da Blues Label, fazendo a festa com o grande público, na madrugada da Hora do Blues.

Em Fortaleza a programação do festival acontece de quinta-feira a sábado, com oficinas e entrevistas abertas com artistas no Centro Cultural Banco do Nordeste e no CUCA Mondubim e shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Teatro Via Sul. Na quinta-feira, 6/3, Robertinho do Recife participa de entrevista aberta no Centro Cultural Banco do Nordeste, às 16h, com entrada franca. No sábado acontece worshop de ukulele, com Elpídio Nogueira, no CUCA Mondubim. Logo depois acontece show de integrantes de bandas componentes da Associação Casa do Blues, responsável pelo fortalecimento da cena blueseira cearense nos últimos anos.

A programação de shows conta com a Big Band da Unifor e com Edu Lobo, quinta-feira, às 21h, no Teatro Via Sul. Na sexta-feira, a cantora cearense Lídia Maria e Robertinho do Recife sobem ao palco do Anfiteatro do Dragão do Mar, a partir das 19h30. Às 21h, no Teatro Via Sul, apresenta-se o Edmar Castañeda Trio, com participação de Andréa Tierra, trazendo músicos colombianos e norte-americanos ao festival.