Show de Abertura das Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

20 de fevereiro de 2014 - 15:20

A festa do Jazz & Blues vai começar mais cedo: dia 21 de fevereiro em Fortaleza. Antes de subir a serra para o Festival que começa no dia 1° de março em Guaramiranga, o Teatro Dragão do Mar, na Praia de Iracema, será palco do Show de Abertura das Residências Artísticas do Projeto Música é para a Vida. Apresentam-se,a partir das 17 horas, os professores desta edição, os ex-alunos Natanael Pereira e Ednar Pinho e novos alunos.

As Residências Artísticas, que acontecerão de 22 a 27 em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga, são a segunda fase do projeto Música é para a Vida, que teve início com as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical. Das oficinas participaram 630 estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses ao longo dos últimos dois meses. Desse total, cerca de 120 foram selecionados para prosseguir no projeto, participando das Residências Artísticas, que vão proporcionar aos participantes uma semana de imersão na formação musical com grandes nomes da música instrumental do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os residentes também terão a oportunidade de vivenciar o clima da boa música instrumental, que marca o Festival Jazz & Blues, acompanhando boa parte da programação e convivendo com grandes instrumentistas do país. Durante o Festival Jazz & Blues na serra, de 1° a 04 de março, os residentes sobem ao palco no fim de tarde para o show Toca Jazz, sob a orientação dos professores das Residências Artísticas.

Na equipe de professores está uma grande atração do Festival, Itiberê Zwarg, desde 1977 contrabaixista no grupo de Hermeto Pascoal. Itiberê é também um grande nome nas Residências, pelo seu trabalho de criação musical junto com os alunos. Também são professores AjurinãMariana Zwarg, filhos e músicos do grupo de Itiberê; o baterista Pedro Ito, que tocou com Esperanza Spalding, Paquito D’Rivera, entre outros, e atualmente se apresenta dentro e fora do Brasil com o Ricardo Herz Trio, uns dos grande nomes do Festival este ano.

E mais, Tito Freitas, pianista que trabalhou com Emílio Santiago, Lenny Andrade, Pery Ribeiro dentre outros; o jovem guitarrista Hermano Faltz, presente nas grande formações de jazz de Fortaleza e ex-aluno das Residências; violonista David Calandrine, membro do grupo Syntagma e professor de um nova geração de novos talentos de violão do Ceará; Miquéias dos Santos, baixista, presente em grande parte dos shows e gravações no Ceará, entre os quais a Marimbanda, grupo convidado para o Festival Jazz e blues.

O Projeto Música é para a Vida é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

O Festival Jazz & Blues 2014 acontecerá de 01 a 04 de março em Guaramiranga e dias 06 e 07 em Fortaleza/CE. É apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural:Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento:Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

Show de Abertura das Residências Artísticas do PROJETO MÚSICA É PARA A VIDA – Dia 21.02, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Informações: (85)3262.7230. Site:www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). GRÁTIS.