Incubadora Ceará Criativo: Secult reúne 18 instituições potencialmente parceiras

20 de fevereiro de 2014 - 23:51

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a partir de uma articulação feita pela Coordenadoria de Ação Cultural, reuniu na manhã dessa quinta-feira (20) um grupo de 27 representantes de 18 instituições ou segmentos, das esferas pública e privada e de movimentos organizados da sociedade, para discutir a implantação da Incubadora Ceará Criativo, cuja inauguração está prevista para o próximo mês de abril. A sede da incubadora ficará em um dos galpões da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) no Centro de Fortaleza, que estão sendo adaptados para abrigar o Centro de Cultura e Memória Engenheiro João Felipe, um complexo cultural de R$ 22,5 milhões que também incluirá a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Centro Referencial da Gravura e o Museu Ferroviário.

A reunião na Secult foi conduzida pela coordenadora de Ações de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Dalva Santos, com o objetivo de apresentar a potenciais parceiros a proposta da Incubadora Ceará Criativo. Até junho, o Ministério da Cultura espera implantar incubadoras em 13 estados, e até o fim do ano, em todas as 27 unidades da federação, envolvendo um investimento total de R$ 40,5 milhões. Para a implantação de cada uma, o Governo Federal vai liberar R$ 1,2 milhão, restando aos governos estaduais a contrapartida de R$ 300 mil. A Incubadora Pará Criativo foi a primeira a ser inaugurada, no dia 9 de janeiro deste ano.

Incubadoras Brasil Criativo é o principal programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura e já constituiu uma rede formada por 13 estados – Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As incubadoras devem servir para fornecer informação, capacitação, consultoria e assessoria a artistas, produtores, técnicos, gestores e empreendedores culturais, visando à qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos.

A Rede Incubadoras Brasil Criativo vai integrar ações e projetos implementados nos estados, ampliando o debate e as trocas de experiências. A Secretaria da Economia Criativa busca valorizar as diferenças territoriais na implantação de cada incubadora para que nenhuma seja igual à outra, mas que todas procurem fortalecer a articulação com as empresas, os empreendedores, os órgão públicos e entre elas mesmas. “O objetivo é aproximar a cultura do desenvolvimento econômico, entendendo que ele também é desenvolvimento social”, observa Dalva Santos. “Mais do que um balcão de atendimento e negócios, queremos que as incubadoras sejam espaços de compartilhamento, permitindo o acesso a contatos, eventos, consultorias, qualificação profissional, cursos de formação, modelos de negócios…”, completa a representante do Ministério da Cultura.

Suporte multidisciplinar ao micro e pequeno empreendedor criativo

As incubadoras devem funcionar como escritórios para oferecer suporte multidisciplinar ao micro e pequeno empreendedor criativo, buscando contemplar também grupos informais, coletivos, micro e pequenas empresas, cooperativas, empresas distribuidoras de produtos criativos, pontos de cultura, associações e outras instituições do terceiro setor. Por isso mesmo, o encontro na Secretaria da Cultura do Estado para discutir a proposta de implantação da Incubadora Ceará Criativo reuniu representantes de bancos públicos, redes de empreendedores e de incubadoras, secretarias de cultura, trabalho, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, sindicato de artistas e técnicos em espetáculos e universidade, entre outros segmentos.

“Nós agradecemos a todos e nos sentimos honrados com a presença de pessoas tão competentes”, afirmou o secretário Paulo Mamede, na abertura do encontro. Ao demonstrar a satisfação em receber representantes de tantas instituições, o secretário falou da preocupação que tem em investir em produção cultural, mas também em circulação de bens e serviços produzidos. “A maior dificuldade é chegar na ponta”, avalia. E reforçou junto aos potenciais parceiros a importância do investimento em cultura para o desenvolvimento humano. “Não existe ferramenta mais efetiva de combate à violência e à desigualdade e de afirmação pessoal do que a cultura. Ela impacta a educação, a saúde e a segurança pública”.

Para informar e sensibilizar potenciais parceiros também internamente, a Secretaria da Cultura do Estado promoveu no dia anterior um encontro com a representante do Ministério da Cultura envolvendo os coordenadores de setores da Secult e os diretores de equipamentos culturais mantidos pelo Governo do Estado. “O objetivo de garantir um novo impulso ao empreendedorismo criativo em nosso Estado depende fortemente da contribuição de todos os setores da Secretaria da Cultura do Estado e da articulação das diversas instâncias do poder público e da sociedade civil, da cultura ao turismo, do desenvolvimento econômico à educação. De produtores, artistas, gestores, professores, pesquisadores, empreendedores”, avalia a coordenadora da Ação Cultural da Secult, Glicia Gadelha.

A Coordenadoria de Ação Cultural da Secult é a responsável pela implantação da Incubadora Ceará Criativo e foi dela a articulação para reunir a equipe da Secretaria e as instituições que podem fazer parte desse projeto. Após as duas primeiras reuniões, os potenciais parceiros externos serão procurados para contatos individuais visando efetivamente ao estabelecimento das parcerias.

Instituições e segmentos representados

Agência do Desenvolvimento do Ceará – Governo do Estado
Associação Zumbi Capoeira
Banco do Nordeste