TJA: obras de conservação continuam, com orientação do IPHAN sobre escolha de tintas

13 de fevereiro de 2014 - 13:27

Continuam as obras de conservação e recuperação do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e espaço referencial da arte, da cultura e da história do Ceará. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o teatro-monumento vem mantendo sua programação normalmente e contando, durante as obras, com acompanhamento do IPHAN, que emitiu parecer técnico sobre a pintura do TJA. A pintura manterá as cores e os padrões originais. Iniciadas em novembro de 2013, as obras de conservação e recuperação têm conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, está investindo nas obras no TJA um total de R$ 2.338.198,83, provenientes do Tesouro Estadual. Os trabalhos incluem recuperação e pintura geral da edificação – alvenaria, estruturas de ferro, pisos, portas e janelas -, além da requalificação do jardim e do sistema de prevenção de incêndio.

O parecer, datado do último dia 10 de fevereiro, destaca que representantes do IPHAN assistiram, na companhia das diretoras do TJA, de servidores da Secult e de integrantes da construtora TSR, responsável pelas obras, a um teste de espectofotometria, realizado por um especialista, por solicitação da construtora. O teste revela com precisão a cor que se encontra na superfície das instalações do Theatro. O parecer também destaca as diversas visitas realizadas pela equipe do Instituto ao TJA e elenca orientações sobre a escolha das tintas.

O parecer do IPHAN sobre a escolha da cartela de cores das tintas a serem aplicadas nas paredes, nos metais e madeiras do Theatro é de grande importância para as obras de conservação e recuperação. Grande parte das obras se refere à pintura, no teto, no muro, no gradil, nas portas e esquadrias”, destaca Silêda Franklin, diretora administrativa do Theatro José de Alencar.

Silêda ressalta que a programação do TJA segue normalmente, adequando-se aos trabalhos da construtora, com o Theatro de portas abertas todos os dias, realizando aulas, oficinas, ensaios e espetáculos em espaços variados do grande complexo do TJA, que inclui a edificação histórica e o Centro de Artes Cênicas do Ceará (CENA), onde estão localizadas a Sala de Teatro, a Sala de Canto, a Sala de Dança, o Teatro Morro do Ouro, a Biblioteca Carlos câmara e a Praça Mestre Pedro Boca rica, com palco ao ar livre. Todos esses espaços continuam funcionando normalmente, de terça a domingo.

Programação

Exemplo das atividades da programação é a próxima segunda-feira, em que será mantida a tradição de realização de diversas ações no dia 17 de cada mês, sempre com entrada franca, como forma de lembrar o aniversário do Theatro, inaugurado em 17 de junho de 1910.

Nesta segunda-feira, a programação do TJA começa com a Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza, segue às 17h com o pianista Douglas Almeida e às 18h recebe o tenor Franklin Dantas interpretando “Ave Maria” na Hora do Ângelus. Em seguida, como ocorre tradicionalmente no dia 17, a programação termina com Sarau Musical, que neste terá repertório carnavalesco, com marchinhas, frevos e outros gêneros musicais típicos do carnaval.

As visitas guiadas ao TJA, espetáculo à parte, pela oportunidade de contemplar os detalhes do teatro-monumento e de saber mais sobre a sua história, também continuam ocorrendo, com saídas às 14h, 15h, 16h e 17h.

Histórico

O Theatro José de Alencar (TJA) foi erguido na gestão de Antônio Pinto Nogueira Accioly, com a Lei nº. 768 de 20 de agosto de 1904, que licenciava a construção do teatro oficial. As obras de construção, contundo, se iniciaram em 6 de junho de 1908, prosseguindo por dois anos ininterruptamente, segundo consta na pintura no foyer. A inauguração foi em 17 de junho de 1910. O TJA, em virtude disto, realiza eventos gratuitos no dia 17 de cada mês. A localização foi definida ao lado do prédio da Escola Normal (atual sede do IPHAN) na atual Praça José de Alencar.

O TJA recebeu uma estrutura de ferro importada da Europa através da firma “Boris Frères” junto à empresa escocesa “Walter MacFarlane & Co”. Foram os engenheiros dessa firma que projetaram a estrutura metálica da plateia. A arquitetura do teatro oficial tem como destaque os estilos “Art Nouveau” e Neoclássico, e parte da sua pintura homenageia o escritor cearense José de Alencar, que dá nome ao teatro.

Em sua história centenária, o TJA recebeu inúmeras peças, artistas renomados nos cenários cearense e nacional, eventos diversos e a nata da política cearense. Passou por várias reformas, ganhando o jardim de Burle Marx na reforma de 1974 a 1975. A ele foi incorporado um novo prédio, Centro de Artes Cênicas do Ceará (CENA), anexo do TJA para realização de projetos em prol do desenvolvimento das artes cênicas.