Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição

6 de fevereiro de 2014 - 13:44

Em 2014 o Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição, com o mérito de ser um dos mais importantes eventos do gênero já criado no país, tendo inspirado vários outros festivais nesse e em outros períodos do ano, tanto no Nordeste como em outras regiões. O Festival, que tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, acontece de 01 a 04 de março em Guaramiranga, e nos dias 06 e 07 em Fortaleza. Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014, estão os dois maiores compositores vivos da música popular brasileira: EDU LOBO, que vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, muito bem acompanhado por grandes músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano), e FRANCIS HIME, autor de composições como “Vai passar”, “Luíza” e “Trocando em miúdos” (parcerias com Chico Buarque), em um show ao lado da esposa, a cantora Olivia Hime.

Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum de latin jazz, com o Trio Corrente.

O violino é o instrumento principal de duas atrações que certamente vão  encantar a plateia do Festival: o brasileiro RICARDO HERZ TRIO, liderado pelo exímio violinista de formação invejável, que passa pelo estudo erudito na USP, pela renomada Berklee College of Music nos Estados Unidos, e o Center des Musiques Didier Lockwood, escola do músico francês que é considerado uma lenda do violino jazz, com quem tocou durante as celebrações do Ano da França no Brasil, e vem a cubana YILIAN CAÑIZARES, que já desponta mundialmente como uma das grandes instrumentistas da nova geração, cujo talento vem sendo comparado ao de Esperanza Spalding. À frente do quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino, onde usa tudo, do jazz moderno dos precursores dos anos 60, às contradanças francesas do século XIX, passando pelos ritmos cubanos.

O Festival recebe um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, ROBERTINHO DO RECIFE. O multiinstrumentista, compositor e arranjador apresenta no Festival Jazz & Blues o consagrado espetáculo ‘Rapsódia Rock on Road’, para marcar seu retorno aos palcos depois de 15 anos dedicado exclusivamente à sua respeitada carreira de produtor musical. Robertinho e banda fazem a festa executando canções de sua autoria. Esse retorno, como ele declara, tem um simbolismo muito forte: “Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada”.

A guitarra é também o instrumento do cearense MIMI ROCHA, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança “Bom de Ouvir”, seu primeiro CD instrumental, que teve a participação especial de Nando Lauria, Cristiano Pinho e maestro Spok. No Festival, Mimi Rocha será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).

O refinado quinteto VENTO EM MADEIRA, formadoporLéa Freire e Teco Cardoso(flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão), vem com a participação especial da cantora MÔNICA SALMASO. Estará também neste Festival a riqueza harmônica, rítmica e melódica do ITIBERÊ ZWARG & GRUPO, liderado pelo o compositor, arranjador e multiinstrumentista que é parceiro de Hermeto Paschoal desde os anos 70, com quem toca até hoje.

Do Ceará, o conceituado grupo instrumental MARIMBANDA, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, onde mostrará temas que farão parte do terceiro disco, a ser lançado este ano, e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros, como o choro, samba, frevo e bossa nova, e pelo jazz, em trabalhos autorais e releituras. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador TITO FREITAS fazuma homenagem a Noel Rosa, com novas leituras da obra do compositor e cantor carioca. O cearense projeto JAZZIN, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz que aparecem renovados e ganham contornos modernos e ousados.

A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com feras do gênero no Ceará, alguns dos quais já consolidando carreira Brasil afora. É o caso de ARTUR MENEZES, um dos nomes mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil, que em 2013 lançou o CD “#2”, pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. FELIPE CAZAUX, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”, e a BANDA RENEGADOS, que comemora 20 anos de carreira, se juntam no palco do Festival para uma grande festa do blues, com músicas autorais e covers de grandes bandas. E mais, a renomada BLUES LABEL, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e ALLYSSON DOS ANJOS, outro nome de destaque na cena blues cearense.

PROGRAMAÇÃO e ESTRUTURA

Durante o Festival, a boa música entoa em Guaramiranga das primeiras horas da tarde até a madrugada. Começa com o CAFÉ NO TOM, onde a cada dia uma atração participa de um bate-papo. Este será um agradável momento de proximidade do público com o artista, em um ambiente acolhedor e descontraído.

Este ano o Festival Jazz & Blues está em uma parceria com Festival Saberes e Sabores: Literatura e Gastronomia. Juntos, vão realizar uma série de atividades como oficinas para crianças e público em geral, cortejo, entre outras ações que vão acontecer também durante o dia.

No final da tarde o público é convidado a se dirigir à Cidade Jazz & Blues, espaço principal do evento, para conferir o ENSAIO ABERTO de uma das atrações da noite. Na sequência, tem o TOCA JAZZ, que são as apresentações dos participantes das Residências Artísticas, e o SHOW AO PÔR DO SOL, de atrações do festival.

A noite é de SHOWS com programação na Cidade Jazz & Blues. São duas atrações de jazz e gêneros afins na sessão das 21h30. Depois da meia-noite tem a HORA DO BLUES, fechando cada noite com uma grande festa embalada por bandas locais e de renome nacional.

Depois dos quatro dias em Guaramiranga, o festival desce a serra com destino a Fortaleza, para mais dois dias de programação, em ocais diferentes da capital cearense: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Teatro Via Sul.

QUEM FAZ O FESTIVAL JAZZ & BLUES

O Festival Jazz & Blues 2014 acontecerá de 01 a 04 de março em Guaramiranga e dias 06 e 07 em Fortaleza/CE. É apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural:Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento:Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

ENQUANTO O FESTIVAL NÃO CHEGA

Em Fortaleza, durante todo o mês de fevereiro, o festival promove o projeto Na Trilha do Jazz & Blues, uma parceria do Festival com bares e restaurantes de Fortaleza, que têm uma afinidade musical com o evento. Este ano, o projeto acontece no CAFÉ PAGLIUCA (Toda terça, quarta, sexta e sábado de fevereiro), FLORESTA BAR (toda terça-feira), DEGUSTI (às quartas-feiras), SEU BOTECO (às quintas), L’CAFÉ ART & BISTRÔ (às sextas) e WIND ZEN (aos domingos).

SERVIÇO

FESTIVAL JAZZ & BLUES 2014 – De 01 a 04 de março em Guaramiranga e dias 06 e 07 em Fortaleza. Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Tel: (85) 3252.5401 / 9989.5876/ 9989.3913

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

t: @degage_imprensa / f: degageassessoria