Secult manifesta pesar pelo falecimento do cineasta Eduardo Coutinho

3 de fevereiro de 2014 - 10:53

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento, registrado neste domingo, 2/2, do cineasta paulista Eduardo Coutinho, nome referencial para o audiovisual brasileiro e cuja contribuição transcende os campos da arte e da cultura, se estendendo para o próprio pensar quanto ao País e ao seu povo.

Dono de uma filmografia tão vasta quanto impactante, Coutinho deixa como legado realizações que o tornaram redefinidor da linguagem do documentário. Filmes que, inúmeras vezes, se fizeram caminhos para dar voz a “anônimos”, mostrando os dramas, sonhos, medos, angústias e felicidades dos “cidadãos comuns”, na verdadeira e mais importante história: aquela que se faz e se conta, por cada pessoa, todos os dias.

As contribuições do mestre também se fizeram sentir em nosso Estado na presença em festivais como o Cine Ceará, na influência a gerações de realizadores do audiovisual cearense e no instigar de nosso público, por meio de uma extensão produção, capaz de gerar debate, questionamento, reflexão. A Secult presta homenagem a Eduardo Coutinho, desejando que sua obra, essencial pelos temas, pela linguagem e pelas pessoas que revela, siga cada vez mais em evidência.

Paulo Mamede

Secretário da Cultura do Estado do Ceará