Secult começa capacitações para 237 agentes de leitura que atuarão em 46 municípios

3 de fevereiro de 2014 - 17:10

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) deu início nesta segunda-feira (3) ao processo de capacitação dos agentes de leitura que passarão a atuar em 46 dos 184 municípios cearenses em 2014, atingindo 5.675 famílias. A seleção, realizada em dezembro de 2013, aprovou 237 candidatos, sendo 227 como agentes mediadores de leitura, nove como agentes articuladores e um como coordenador. O processo de preparação dos novos agentes é realizado no próprio município onde eles moram e vão desenvolver as atividades do projeto. Uma equipe da Coordenação de Política do Livro e da Leitura se desloca a cada cidade para oferecer a formação aos futuros agentes.

As formações estão começando pelos municípios do Cariri Oeste – Aiuaba, Altaneira, Antonina, Assaré, Farias Brito, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas – e do Cariri Leste – Abaiara, Caririaçu, Mauriti e Porteiras. As formações para os agentes de leitura que atuarão nos municípios do Cariri Oeste se estendem até a próxima quarta-feira (5). Já para os selecionados que irão trabalhar nas cidades do Cariri Leste, as capacitações serão realizadas nos três dias seguintes – 6, 7 e 8 de fevereiro. O processo de formação dos novos agentes de leitura será concluído no dia 22 de março, contemplando os 46 municípios onde o projeto será desenvolvido em 2014.

Durante a capacitação, além das informações básicas sobre o Projeto Agentes de Leitura, eles recebem kits de livros para utilização nas atividades em campo. A cada agente vai ser entregue inicialmente um kit com 46 títulos, reunindo obras do acervo da Secult, compradas, doadas ou provenientes de contrapartida do Mecenato estadual – empresas que apoiam programas ou projetos culturais por meio de renúncia fiscal – ou de outros editais lançados pela Secretaria. Mas está em processo de licitação a aquisição de livros de nove editoras cearenses, no valor de R$ 222 mil, o que vai possibilitar o fornecimento de um kit com 280 exemplares.

Os livros e as capacitações serão destinados também para agentes de leitura que não foram aprovados na seleção realizada pela Secult, mas que os municípios se disponham a incluir, ampliando as equipes e a área de cobertura do projeto. O edital para 2014 do Projeto Agentes de Leitura envolve R$ 1.270.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A complementação de renda para o desenvolvimento das atividades varia de R$ 400,00 a R$ 1.800,00 mensais, de acordo com a função exercida. Além da complementação salarial e do kit com livros, os agentes de leitura recebem bicicleta, mochila, boné e protetor solar.

Criado em 2006 pelo Governo do Ceará, o Projeto Agentes de Leitura tem propiciado às comunidades das áreas mais distantes do estado o acesso ao livro, à leitura e ao conhecimento. Pelas possibilidades criadas e realidades transformadas, o projeto tem o reconhecimento do Ministério da Cultura e já serviu de modelo para outros estados.

Cronograma de capacitações

Fevereiro
3, 4 e 5 – Aiuaba, Altaneira, Antonina, Assaré, Farias Brito, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas
6, 7 e 8 – Abaiara, Caririaçu, Mauriti e Porteiras
10, 11 e 12 – Acopiara, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Jaguaretama, Milhã e Quixelô
17, 18 e 19 – Boa Viagem, Independência, Itatira, Novo Oriente, Parambu e Quiterianópolis
25, 26 e 27 – Ararendá, Ipaporanga e Poranga

11, 12 e 13 – Cariré, Chaval, Croatá, Martinópole, Reriutaba, Uruoca e Viçosa
17, 18 e 19 – Caucaia, Miraíma, Morrinhos, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante e Senador Sá
20, 21 e 22 – Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Itapiúna

Complementação de renda

Dos 237 agentes de leitura selecionados, 227 vão atuar como mediadores de leitura, nove como articuladores e um como coordenador. O coordenador municipal é indicado por cada município para acompanhar as atividades do projeto. A contratação do coordenador municipal é, portanto, uma contrapartida do município.

– Bolsa Agentes de Leitura
– o valor de R$ 400,00 é destinado aos agentes de leitura que atuarão como mediadores de leitura junto a 25 (vinte e cinco) famílias de sua comunidade e devidamente inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

– Bolsa Agentes de Leitura Articuladores
– o valor de R$ 1.140,00 é destinado aos agentes de leitura articuladores que atuarão como co-coordenadores das atividades dos Agentes de Leitura supracitados, assim como também para apoiar os representantes municipais do projeto, sendo-lhe atribuída a atuação junto às 5.675 famílias e aos 227 agentes.

– Bolsa Agente de Leitura Formador
– o valor de R$ 1.200,00 é destinado ao agente de leitura formador para planejamento e acompanhamento das atividades e dos indicadores de resultados do projeto. Contrapartida municipal.

– Bolsa Agentes de Leitura Coordenador
– o valor de R$ 1.800,00 é destinado ao agente de leitura coordenador para o exercício da coordenação técnica do projeto.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura