Programação de Cultura da Secult tem um carnaval de surpresas em fevereiro

31 de janeiro de 2014 - 15:16

Um carnaval de surpresas com histórias como Toy Story, A Pequena Sereia, Aladim e a lâmpada maravilhosa fazem parte da programação cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no mês de fevereiro, no Theatro José de Alencar. A programação do Theatro, que começa no dia 01 de fevereiro com apresentação do espetáculo Corponô, da Cia Dança Dita, tem ainda várias atrações, entre elas, a comédia Rimprovisando, que está completando cinco anos em cartaz, fruto da Cia. Teatro do Improviso, que já acumula um público estimado em mais de 200 mil espectadores, com apresentações pelos principais teatros da capital e por vários outras cidades do Brasil e da Europa. O Museu do Ceará e o Sobrado Dr. José Lourenço dão continuidade as exposições “Bem do Brasil: patrimônio histórico e artístico” e “Trajetórias”, respectivamente. O Museu do Ceará tem ainda a exposição fotográfica Mestre Vino, que inclui a apresentação de um vídeo de 15 minutos que conta o passo a passo da arte de fazer rabecas.

Exposição

“Bem do Brasil: patrimônio histórico e artístico”

A exposição “Bem do Brasil: patrimônio histórico e artístico” continua até o dia 03 de março no Museu do Ceará, fazendo uma homenagem à criatividade do povo brasileiro, que ao longo dos anos vem deixando um legado de multas expressões materiais e simbólicas hoje pertencentes à nossa identidade. A exposição vem sob o desafio de tornar os acervos culturais acessíveis ao público, fazendo cada pessoa refletir, valorizar e compartilhar sua cultura.

No Museu do Ceará acontece até o dia 17 de fevereiro, a exposição composta por treze fotografias de Francisco Sousa, com curadoria e apresentação do professor Gilmar de Carvalho, incluindo ainda a apresentação de um vídeo de 15 minutos que conta o passo a passo da arte de Mestre Vino, produzido por Darwin Brandão, Helena Martins, Igor Caracas e Chico Célio Vieira. “Silvino Veras d’Ávila (1917-2013).

Museu do Ceará

Rua São Paulo, 51 – Centro

CEP: 60030-100 – Fortaleza – CE

Fone: (0xx85) 3101.2610 / Fax: (0xx85) 3101.2611

No Sobrado Dr. José Lourenço, a fotógrafa Marjorie Sonnenschein apresenta a exposição “Trajetórias”, um registo fotográfico com linhas, cores, luzes, cortes, composições e abstrações geométricas. Formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Marjorie se dedica a fotografia, edição de livros e projetos fotográficos nas áreas de documentação urbana, rural, paisagismo, retratos e instantâneos. Fotografou no Brasil, América Latina, Cuba, EUA e Europa, documentando como poucos a cena cultural e artística dos anos 70, em particular da cidade de São Paulo.

O Sobrado Dr. José Lourenço oferece ainda sua ilha digital para pesquisa online sem custos e seu ateliê de xilogravura, que pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, pelo telefone (85) 3238.1244.

Música

O projeto “Fantasia, piano e improvisação” acontece no dia 17 de fevereiro, no Theatro José de Alencar, com repertório baseado em peças do folclore brasileiro, com grandes autores, de Villa-Lobos a Luiz Gonzaga. Arranjos “improvisados” baseados em frases e técnicas de compositores como Ravel, Debussy e Rachmaninoff.

Visitas Guiadas

O Theatro José de Alencar e a Casa de Juvenal Galeno dão sequência, em fevereiro, à sua programação de visitas guiadas, que podem ser agendadas pelos telefones (85) 3101-2567 3252-3561, respectivamente. As visitas guiadas ao TJA acontecem de terça à sexta: às 9h, 10h, 11h , 12h, 14h, 15h, 16h e 17h, nos sábados, domingos e feriados às 14h, 15h, 16h e 17h; na Casa de Juvenal Galeno acontecem de segunda a sexta: 8h às 11h e das 13h às 16h