Festival Internacional Violoncelos em Folia

31 de janeiro de 2014 - 14:41

Durante o período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março , Fortaleza (CE) será palco da edição brasileira de um dos mais belos festivais europeus de música: o Festival Violoncelles en Folie , que acontece desde 2006 na região dos Alpes Franceses. Rebatizado de Festival Internacional Violoncelos em Folia , a capital cearense sediará o evento no País.

“Trazer o festival para Fortaleza é uma iniciativa inédita, e seus organizadores a veem como uma oportunidade de consolidar e ampliar o alcance do evento”, informa Maria Helena Lage Pessoa , presidente da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE). A entidade é a realizadora do Violoncelos em Folia, que conta ainda com o apoio da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC), da Escola de Música Angelita Ribeiro e do Centro de Ensino Musical Hulda Lage.

Além do encontro entre violoncelistas brasileiros e estrangeiros, o Festival Internacional Violoncelos em Foliapretende motivar crianças, jovens e adultos a iniciarem o estudo do instrumento. “Para isso, as apresentações acontecerão em espaços públicos, como parques, igrejas e shoppings, que ainda estão sendo definidos, justamente para divulgar esse instrumento tão fascinante que é o violoncelo”, diz Maria Helena.

A programação do evento ainda está sendo montada e será divulgada em breve.

Masterclasses e professores convidados

A ideia de fazer um encontro em torno dos violoncelos partiu de Fernando Lage , violoncelista cearense radicado na França, onde é professor do Conservatório de Briançon. A cada ano, o evento cresce e reúne profissionais e estudantes de vários países. Agora, o Violoncelles en Folie faz parte do calendário europeu de festivais de música, estreando, em 2014, também na Bélgica, durante o período da Páscoa.

Além das apresentações públicas, o Festival Internacional Violoncelos em Folia traz em sua programação as Masterclasses , que oferecem a estudantes e profissionais de música a oportunidade de aprimorar sua técnica musical, neste caso, com o violoncelo. Os interessados devem se inscrever antecipadamente no Centro de Ensino Musical Hulda Lage ( ver Serviço ).

Fernando Lage

Nascido em Fortaleza (CE), é diretor artístico do Festival Violoncelles en Folie e professor desde a 1ª edição. Desde 2003 como professor efetivo de violoncelo do Conservatório de Briançon, Fernando Lage é também idealizador do projeto “Briançon Tempo de Brasil”, que proporciona aperfeiçoamento de estudos musicais a jovens cearenses na França.

Aude Vanackère

Desde 1991, Aude, nascida na França, é violoncelista da orquestra Les Musiciens du Louvre, com a qual tem se apresentado nas principais salas de concertos e festivais da Europa, Japão, China, Estados Unidos e América do Sul. Desde 2003, é professora de violoncelo barroco e música de câmera do Conservatório de Aix en Provence (França). Aude também atuou como professora nas edições anteriores do Festival Violoncelles en Folie.

Marie-Françoise Nageotte

Professora no Conservatório Regional de Chambery (França), Marie-Françoise é professora em formação pedagógica no Conservatório Nacional Superior de Lion (França) e membro de júri em diferentes concursos para professores e licenciados, inclusive no CNSM de Lion. Foi professora de uma geração de grandes violoncelistas, entre eles, Gautier Capuçon. Apresenta-se regularmente em formações sinfônicas, orquestras de câmera e conjuntos de musica de câmera.

Diego Amaral Coutinho

Nascido em Fortaleza (CE), Diego obteve, em 2006, uma bolsa de estudos do projeto “Briançon Tempo de Brasil” e estudou durante um ano com Fernando Lage, no Conservatório de Briançon, na França. Atualmente está concluindo os estudos em violoncelo no Conservatório Real de Música de Bruxelas, na classe do prof. Didier Poskin. Participa do Quarteto Solis, Quarteto Xeres (ganhador do premio Mathilde Horlait Dapsens 2013), e do Ensemble de Musique Contemporaine Fractales (nomeado grupo revelação do Festival Loops5 em 2012 na Bélgica).

Serviço – Festival Internacional Violoncelos em Folia

Data : 28 de fevereiro a 04 de março

Local : CEM Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães, 721 – Guararapes – Fortaleza) e espaços públicos da capital a serem divulgados

Inscrições para as Masterclasses :

Até dia 31 de janeiro: R$ 50,00

A partir de 31 de janeiro: R$ 70,00

A partir de 15 de fevereiro: R$ 100,00

Informações : (85) 3278-7405 | apice.ce@gmail.com

Sobre o Festival Internacional Violoncelos em Folia

O Festival Violoncelles en Folie acontece desde 2006 na região dos Alpes Franceses, integrando o calendário dos festivais europeus de música. Em 2014, a 1ª edição do festival no Brasil acontecerá em Fortaleza (CE) como parte da programação do projeto “Briançon, Tempo de Brasil”, com a proposta de reunir violoncelistas brasileiros e estrangeiros durante o período do Carnaval (28 de fevereiro a 04 de março) para estudos de aperfeiçoamento e apresentações para o público. O Festival Violoncelos em Folia é uma iniciativa inédita da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), com apoio do Centro de Ensino Musical Hulda Lage, da Escola de Música Angelita Ribeiro e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Facebook : https://www.facebook.com/violoncelosemfolia

Mais informações para a Imprensa:

Ranier Comunica | www.raniercomunica.com.br

Carol Ranier ( carol@raniercomunica.com – 85 8776.2357 )

Hugo Renan ( hugorenan@raniercomunica.com – 85 8653.2855 )

Hugo Renan do Nascimento
Ranier Comunica